Experiências com Resolução de Problemas em Matemática em Escolas no Estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Augusto César de Castro Barbosa Departamento de Matemática Aplicada, Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) https://orcid.org/0000-0002-5094-1509
  • Cláudia Ferreira Reis Concordido Departamento de Análise Matemática, Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Marcus Vinícius Tovar Costa Departamento de Matemática Aplicada, Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) https://orcid.org/0000-0002-9029-2507

DOI:

https://doi.org/10.12957/cadmat.2020.50350

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Ensino de Matemática, Ensino Básico

Resumo

Neste trabalho buscamos apresentar uma coletânea de experiências realizadas em sala de aula de Matemática no Ensino Básico, em que optou-se pela metodologia de Resolução de Problemas. Essas experiências são fruto de diversos trabalhos desenvolvidos no Grupo ``Resolução de Problemas e Ensino de Matemática'' do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tivemos a oportunidade de investigar a eficácia dessa metodologia no processo de ensino-aprendizagem considerando vários tópicos do programa de Matemática, tanto do Ensino Fundamental, quanto do Ensino Médio, bem como envolvendo diferentes realidades sociais. Além de estabelecermos os fundamentos da Resolução de Problemas, descrevemos brevemente como decorreu cada uma dessas experiências e os ensinamentos que colhemos.

Biografia do Autor

Augusto César de Castro Barbosa, Departamento de Matemática Aplicada, Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Possui doutorado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1997), mestrado em Física (UFF - 1992), graduação em Física (UFF - 1988) e graduação em Matemática pelo Centro Universitário Celso Lisboa (1981). De 1999 a 2011 foi Professor Adjunto e desde 2012 é Professor Associado do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atua na área Multidisciplinar. Tem experiência na área de Física, em especial nos seguintes temas: interações magnéticas em sistemas de multicamadas metálicas, segregação de impurezas em ligas metálicas e ensino de Física. Desenvolve pesquisa também em Engenharia Mecânica, na parte de Aeroacústica, em ensino de Matemática e em Análise Numérica, trabalhando com problemas inversos em difusão. Desde 2003 atua também na área de Educação Ambiental.

Cláudia Ferreira Reis Concordido, Departamento de Análise Matemática, Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Marcus Vinícius Tovar Costa, Departamento de Matemática Aplicada, Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Possui  Mestrado e Doutorado também  em Física pela Universidade Federal Fluminense. Realizou seu Pós-doutorado no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e foi Pesquisador visitante no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Foi professor visitante do Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi professor Adjunto do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp/ UERJ). Atualmente é professor Associado do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Materiais Magnéticos, atuando nos seguintes temas: magnetismo itinerante, campos hiperfinos, impurezas e física de superfícies. Tem atuado também na área de Ensino de Física e Matemática Aplicada.

Downloads

Publicado

2020-07-01

Como Citar

de Castro Barbosa, A. C., Ferreira Reis Concordido, C., & Tovar Costa, M. V. (2020). Experiências com Resolução de Problemas em Matemática em Escolas no Estado do Rio de Janeiro. Cadernos Do IME - Série Matemática, (14), 8–23. https://doi.org/10.12957/cadmat.2020.50350

Edição

Seção

Artigos