Experiências com Resolução de Problemas em Matemática em Escolas no Estado do Rio de Janeiro

Augusto César de Castro Barbosa, Cláudia Ferreira Reis Concordido, Marcus Vinícius Tovar Costa

Resumo


Neste trabalho buscamos apresentar uma coletânea de experiências realizadas em sala de aula de Matemática no Ensino Básico, em que optou-se pela metodologia de Resolução de Problemas. Essas experiências são fruto de diversos trabalhos desenvolvidos no Grupo ``Resolução de Problemas e Ensino de Matemática'' do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tivemos a oportunidade de investigar a eficácia dessa metodologia no processo de ensino-aprendizagem considerando vários tópicos do programa de Matemática, tanto do Ensino Fundamental, quanto do Ensino Médio, bem como envolvendo diferentes realidades sociais. Além de estabelecermos os fundamentos da Resolução de Problemas, descrevemos brevemente como decorreu cada uma dessas experiências e os ensinamentos que colhemos.


Palavras-chave


Resolução de Problemas, Ensino de Matemática, Ensino Básico

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/cadmat.2020.50350

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Augusto César de Castro Barbosa, Cláudia Ferreira Reis Concordido, Marcus Vinícius Tovar Costa

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

e-ISSN: 2236-2797 | ISSN: 1413-9030 

DOI
https://doi.org/10.12957/cadmat.

E-mail: cadernos_mat@ime.uerj.br    


Licença Creative Commons
Cadernos do IME - Série Matemática está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.