De uma discussão para uma investigação (histórica) a partir das aulas de análise real

Autores

  • Kelly Roberta Mazzutti Lübeck Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, campus de Foz do Iguaçu.
  • Marcos Lübeck
  • Antônio Rodrigues Júnior

DOI:

https://doi.org/10.12957/cadmat.2020.49731

Palavras-chave:

Propriedade Arquimediana, Análise Real, Investigação Histórica

Resumo

Este trabalho teve como motivação inicial as discussões acerca do tema numeração provenientes da disciplina de analise real, ministrada no quarto ano do curso de licenciatura em matematica da Universidade Estadual do Oeste do Parana, campus de Foz do Iguaçu. Na ocasião, buscavamos identicar e refletir sobre as principais diferenças entre o conjunto dos números racionais (Q) e o conjunto dos números reais (R); e as considerações a respeito da densidade de Q em R nos levou ao uso da propriedade arquimediana. A simplicidade de seu enunciado e sua relevância na estrutura dos números reais nos conduziu a diversos episódios que extrapolaram a ementa da disciplina, aprofundando os estudos tanto nos aspectos teóricos como nos históricos. Entre eles, buscamos esclarecer a origem do nome que caracteriza tal propriedade, bem como mostrar alguns exemplos e resultados sobre corpos arquimedianos e não arquimedianos.

Biografia do Autor

Kelly Roberta Mazzutti Lübeck, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, campus de Foz do Iguaçu.

Colegiado do curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Engenharias e Ciêncisa Exatas (CECE).

Marcos Lübeck

Antônio Rodrigues Júnior

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

Lübeck, K. R. M., Lübeck, M., & Rodrigues Júnior, A. (2020). De uma discussão para uma investigação (histórica) a partir das aulas de análise real. Cadernos Do IME - Série Matemática, (14), 40–57. https://doi.org/10.12957/cadmat.2020.49731

Edição

Seção

Artigos de Divulgação