Análise de um Modelo Discreto-Geométrico para o Problema da Propagação da Podridão em Maçãs em Conexão com Progressões e Geometria no Ensino Médio

Cristiane Oliveira Faria, Ana Carolina Almeida Fundo, Ruth Isabela Gonçalves, Gabriel Gonzaga Lima, João Paulo Batista de Souza, Luciana Martino

Resumo


Neste artigo, apresentamos uma nova abordagem construtivista para o modelo discreto-geométrico,  proposto por BASSANEZI (2012), aplicado ao problema da propagação da podridão de maçãs confinadas em uma caixa retangular. Tendo como auxílio didático a montagem de uma maquete, construída com  bolas de isopor, para simular o efeito de propagação do apodrecimento das maçãs em uma caixa, o modelo surge naturalmente. Esta proposta pode ser aplicada como uma atividade em turmas do Ensino Médio, apresentando aos alunos os preceitos básicos da Modelagem Matemática. O intuito de realizar esse experimento é levar para os estudantes uma nova visão da Matemática, mostrando conceitos básicos do Ensino Médio como progressões aritméticas e geometria sendo aplicados juntos na resolução do mesmo problema. E, com isso, mostrar para esses alunos como os conceitos matemáticos se interligam e podem ser muito mais interessantes quando estudados juntos.

Palavras-chave


Modelagem Matemática; Ensino de Matemática; Ensino Médio; Abordagem Construtivista

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/cadmat.2019.47126

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Cristiane Oliveira Faria, Ana Carolina Almeida Fundo, Ruth Isabela Gonçalves, Gabriel Gonzaga Lima, João Paulo Batista de Souza, Luciana Martino

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

e-ISSN: 2236-2797 | ISSN: 1413-9030 

DOI
https://doi.org/10.12957/cadmat.

E-mail: cadernos_mat@ime.uerj.br    


Licença Creative Commons
Cadernos do IME - Série Matemática está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.