Análise de um Modelo Discreto-Geométrico para o Problema da Propagação da Podridão em Maçãs em Conexão com Progressões e Geometria no Ensino Médio

Autores

  • Cristiane Oliveira Faria Departamento de Análise Matemática, Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-0402-7185
  • Ana Carolina Almeida Fundo IME/UERJ
  • Ruth Isabela Gonçalves IME/UERJ
  • Gabriel Gonzaga Lima IME/UERJ
  • João Paulo Batista de Souza IME/UERJ
  • Luciana Martino Departamento de Matemática, Colégio Pedro II, Polo São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ,

DOI:

https://doi.org/10.12957/cadmat.2019.47126

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Ensino de Matemática, Ensino Médio, Abordagem Construtivista

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma nova abordagem construtivista para o modelo discreto-geométrico,  proposto por BASSANEZI (2012), aplicado ao problema da propagação da podridão de maçãs confinadas em uma caixa retangular. Tendo como auxílio didático a montagem de uma maquete, construída com  bolas de isopor, para simular o efeito de propagação do apodrecimento das maçãs em uma caixa, o modelo surge naturalmente. Esta proposta pode ser aplicada como uma atividade em turmas do Ensino Médio, apresentando aos alunos os preceitos básicos da Modelagem Matemática. O intuito de realizar esse experimento é levar para os estudantes uma nova visão da Matemática, mostrando conceitos básicos do Ensino Médio como progressões aritméticas e geometria sendo aplicados juntos na resolução do mesmo problema. E, com isso, mostrar para esses alunos como os conceitos matemáticos se interligam e podem ser muito mais interessantes quando estudados juntos.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Faria, C. O., Fundo, A. C. A., Gonçalves, R. I., Lima, G. G., de Souza, J. P. B., & Martino, L. (2019). Análise de um Modelo Discreto-Geométrico para o Problema da Propagação da Podridão em Maçãs em Conexão com Progressões e Geometria no Ensino Médio. Cadernos Do IME - Série Matemática, (13), 51–64. https://doi.org/10.12957/cadmat.2019.47126

Edição

Seção

Artigos