O Tabuleiro de Decimais em uma Classe Inclusiva: Uma Possibilidade para Alunos com Deficiência Visual

Autores

  • Marcelo Marques Araujo Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.12957/cadmat.2019.43393

Palavras-chave:

Metodologia de Ensino, Inclusão, Deficiência Visual, Números Decimais, Matemática.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar quais as contribuições do Tabuleiro de Decimais voltado ao processo de ensino e aprendizagem as operações aditivas com os números decimais a educação de uma aluna com deficiência visual no terceiro ciclo do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida na perspectiva qualitativa, tendo como participantes oito discentes participantes de uma turma inclusiva do município de Belém (PA), sendo um destes alunos um com deficiência visual. A pesquisa teve a abordagem qualitativa e utilizou como metodologia a pesquisa ação e a aplicação de metodologia: Tabuleiro de Decimais, a fim de entendermos quais os aspectos propositivos desta ferramenta ao processo de ensino e aprendizagem dos números decimais aditivos voltados aos discentes com deficiência visual e sem deficiência. Os resultados obtidos pela pesquisa demonstraram que o uso do Tabuleiro de Decimais foi propositivo não só para o aprendizado e compreensão dos números decimais em operações aditivas com o discente com deficiência visual, bem como que para os demais alunos participantes sem deficiência visual.

Biografia do Autor

Marcelo Marques Araujo, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (2004), graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2001), Mestrado em
Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (2004). É doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e
Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT/UEA/UFPA). Foi coordenador do Curso de
Pedagogia de Marabá de 2006 a 2008 e Diretor da Faculdade de Educação do Campus Universitário de Marabá de 2008 a 2010. Atualmente é professor da
Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem experiência nas disciplinas: Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Desenvolvimento
Psicossocial da Infância, Neuropsicologia Aplicada à Educação, Problemas de Linguagem, Metodologia de Ensino e Pesquisa, Fundamentos da Educação,
Fundamentos da Educação Especial, Fundamentos da Educação Inclusiva, Teoria do Currículo I, Teoria do Currículo II, Concepção e Metodologia do Ensino de
alunos com Deficiência Visual, Concepção e Metodologia do Ensino de alunos com Deficiência Auditiva, Concepção e Metodologia do Ensino de alunos com Deficiência Múltipla e Concepção e Metodologia do Ensino de alunos com Deficiência Intelectual, Desenvolvimento da Linguagem, Prática de Ensino e Estágio Docente.

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

Araujo, M. M. (2019). O Tabuleiro de Decimais em uma Classe Inclusiva: Uma Possibilidade para Alunos com Deficiência Visual. Cadernos Do IME - Série Matemática, (13), 11–26. https://doi.org/10.12957/cadmat.2019.43393

Edição

Seção

Artigos