O uso de material concreto no ensino e aprendizagem da matemática

Autores

  • karina Maria Fonseca UEMG, DOCTUM

DOI:

https://doi.org/10.12957/cadmat.2017.23230

Palavras-chave:

Aprendizagem, Geometria, Material Concreto

Resumo

O uso de material concreto no ensino e aprendizagem da matemática

O presente trabalho é dedicado ao estudo das possibilidades que o uso de objetos concretos proporciona ao ensino-aprendizagem de conceitos básicos da geometria, como, por exemplo, reta, sem-reta, paralelas, transversal, polígonos convexos e não-convexos. Essa pesquisa teve como principal foco, a busca por um aprendizado dos conceitos geométricos através da utilização de materiais concretos diversificados, que estão fundamentados teoricamente na revisão de literatura. Sabendo-se que a geometria está presente nas mais diferentes situações do dia-a-dia, esse conteúdo tão importante está sendo relegado no ensino-aprendizagem da matemática. Por isso, esse trabalho tem como objetivo a realização de uma pesquisa de campo para mostrar que é necessário que os alunos adquiram, entendam e compreendam os principais conceitos geométricos presentes no currículo matemático. Porém, para que isso aconteça adequadamente, pretende-se mostrar que a utilização de material concreto variado, como, por exemplo, isopor, palitos, canudos, botão de camisa, arame e outros, são materiais importantes e interessantes de serem utilizados como recursos didático-pedagógicos em sala de aula. Finalmente, uma parte desse trabalho é dedicada a apresentação dos resultados obtidos junto aos alunos pesquisados através de atividades realizadas com a utilização de material concreto variado na representação dos conceitos geométricos propostos pelo currículo escolar.

 

Palavras-chave: Aprendizagem, Geometria, Material Concreto

Biografia do Autor

karina Maria Fonseca, UEMG, DOCTUM

Professora na área de ciências exatas

Professora no ensino fudamental e médio

Meste em Ciências da Educação pela Upap.

Mestranda em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas pelo Ietec.

Downloads

Publicado

2017-11-09

Como Citar

Fonseca, karina M. (2017). O uso de material concreto no ensino e aprendizagem da matemática. Cadernos Do IME - Série Matemática, (11), 1–17. https://doi.org/10.12957/cadmat.2017.23230

Edição

Seção

Artigos