O USO DO MATERIAL MANIPULATIVO E DO CÁLCULO MENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO POR ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Bárbara Ananias, Cristiane Pessoa

Resumo


O presente trabalho de pesquisa objetivou analisar o uso do material manipulativo e do cálculo mental na resolução de problemas de multiplicação por crianças do 3º ano do Ensino Fundamental, verificando o desempenho dos alunos por tipo de problema e comparando os seus desempenhos na resolução desses problemas, utilizando material manipulativo, lápis e papel ou cálculo mental. Para isto, os alunos resolveram, individualmente, quatro problemas de multiplicação de diferentes tipos e utilizando materiais distintos como suporte. Observa-se, como resultado por tipo de material, que o grupo de alunos que utilizou Material Manipulativo apresentou uma maior frequência de acertos que os demais grupos. Já por tipo de problema, o maior número de respostas erradas foi encontrado nos problemas de combinatória, possivelmente, por apresentarem estruturas mais complexas e menos usuais em sala de aula. Pode-se concluir que os materiais manipulativos contribuem para a resolução dos problemas de multiplicação pelas crianças e que ainda é necessária uma diversificação desses tipos de problema e dos recursos para a resolução, em sala de aula.


Palavras-chave


Problemas de multiplicação; Material Manipulativo; Cálculo mental; Desempenho em resolução de problemas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/cadmat.2015.15289

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Bárbara Ananias, Cristiane Pessoa

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

e-ISSN: 2236-2797 | ISSN: 1413-9030 

DOI
https://doi.org/10.12957/cadmat.

E-mail: cadernos_mat@ime.uerj.br    


Licença Creative Commons
Cadernos do IME - Série Matemática está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.