O USO DO MATERIAL MANIPULATIVO E DO CÁLCULO MENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO POR ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Bárbara Ananias Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Cristiane Pessoa Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.12957/cadmat.2015.15289

Palavras-chave:

Problemas de multiplicação, Material Manipulativo, Cálculo mental, Desempenho em resolução de problemas.

Resumo

O presente trabalho de pesquisa objetivou analisar o uso do material manipulativo e do cálculo mental na resolução de problemas de multiplicação por crianças do 3º ano do Ensino Fundamental, verificando o desempenho dos alunos por tipo de problema e comparando os seus desempenhos na resolução desses problemas, utilizando material manipulativo, lápis e papel ou cálculo mental. Para isto, os alunos resolveram, individualmente, quatro problemas de multiplicação de diferentes tipos e utilizando materiais distintos como suporte. Observa-se, como resultado por tipo de material, que o grupo de alunos que utilizou Material Manipulativo apresentou uma maior frequência de acertos que os demais grupos. Já por tipo de problema, o maior número de respostas erradas foi encontrado nos problemas de combinatória, possivelmente, por apresentarem estruturas mais complexas e menos usuais em sala de aula. Pode-se concluir que os materiais manipulativos contribuem para a resolução dos problemas de multiplicação pelas crianças e que ainda é necessária uma diversificação desses tipos de problema e dos recursos para a resolução, em sala de aula.

Downloads

Publicado

2016-03-29

Como Citar

Ananias, B., & Pessoa, C. (2016). O USO DO MATERIAL MANIPULATIVO E DO CÁLCULO MENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO POR ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Cadernos Do IME - Série Matemática, (9), 35–50. https://doi.org/10.12957/cadmat.2015.15289

Edição

Seção

Artigos