Resolução de Situações-Problema Interdisciplinares: um Caminho na Formação e Prática do Professor dos Anos Iniciais da Educação Básica

Valéria Carvalho, Mônica de Cássia Waldhelm

Resumo


O presente trabalho visa refletir sobre as dificuldades de implementação de um trabalho interdisciplinar nos anos iniciais da Educação Básica e propor a Resolução de Situações-problema Interdisciplinares como estratégia para um trabalho neste segmento que estimule o professor a se manter em constante movimento pela busca de conhecimento e conduzir um trabalho que possa promover uma aprendizagem integral e significativa. A pesquisa se deu em turmas do curso de
Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) na disciplina “Matemática: Conteúdos e Métodos II”. Além das turmas do 1º e 2º semestre de 2010, também foram entrevistados 17 professores, através de questionários, da rede pública municipal e privada de São Gonçalo e Niterói, atuantes no 1º segmento do Ensino Fundamental. A pesquisa possibilitou perceber as práticas e refletir sobre como atuar na formação de professores para vislumbrar uma forma de olhar o conhecimento de modo interdisciplinar e contextualizado. As atividades propostas aos alunos do curso de Pedagogia permitiram a autora trabalhar a resolução e elaboração de situações-problema interdisciplinares, envolvendo conteúdos dos diferentes campos de conhecimento e a Matemática. Como produto final foi elaborado um caderno de situações-problema interdisciplinares que foi construído
coletivamente no decorrer da pesquisa.

Palavras-chave


Situações-problema; Interdisciplinaridade; Contextualização

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/cadmat.2011.11859

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2011 Valéria Carvalho, Mônica de Cássia Waldhelm

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

e-ISSN: 2236-2797 | ISSN: 1413-9030 

DOI
https://doi.org/10.12957/cadmat.

E-mail: cadernos_mat@ime.uerj.br    


Licença Creative Commons
Cadernos do IME - Série Matemática está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.