O Processo de Aprendizagem da Matemática na Educação Básica: Raízes de suas Dificuldades e Mecanismos para sua Superação

Autores

  • Roberto Abreu

DOI:

https://doi.org/10.12957/cadmat.2004.11822

Palavras-chave:

Ensino da matemática, Aprendizagem, Conceitos

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados teóricos e experimentais desenvolvidos no âmbito dos Projetos Dehagecon; Dehagecon&Proiniciar e Dehagecon&Jovens Talentos, coordenados pelo autor, com a participação de estagiários dos Cursos de Licenciatura em Matemática e de Estatística do IME-UERJ. Tais resultados decorrem de investigação sobre as raízes das dificuldades encontradas pelos alunos da Educação Básica e pelos recém-ingressados na UERJ e do desenvolvimento de mecanismos orientados à superação de tais dificuldades, incluindo a elaboração de textos  didáticos, de instrumentos específicos e de uma metodologia inovadora para o ensino da Matemática.

Downloads

Como Citar

Abreu, R. O Processo de Aprendizagem da Matemática na Educação Básica: Raízes de suas Dificuldades e Mecanismos para sua Superação. Cadernos Do IME - Série Matemática, (16). https://doi.org/10.12957/cadmat.2004.11822

Edição

Seção

Artigos