O Processo de Aprendizagem da Matemática na Educação Básica: Raízes de suas Dificuldades e Mecanismos para sua Superação
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados teóricos e experimentais desenvolvidos no âmbito dos Projetos Dehagecon; Dehagecon&Proiniciar e Dehagecon&Jovens Talentos, coordenados pelo autor, com a participação de estagiários dos Cursos de Licenciatura em Matemática e de Estatística do IME-UERJ. Tais resultados decorrem de investigação sobre as raízes das dificuldades encontradas pelos alunos da Educação Básica e pelos recém-ingressados na UERJ e do desenvolvimento de mecanismos orientados à superação de tais dificuldades, incluindo a elaboração de textos didáticos, de instrumentos específicos e de uma metodologia inovadora para o ensino da Matemática.
Palavras-chave
Ensino da matemática; Aprendizagem; Conceitos
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.12957/cadmat.2004.11822
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Roberto Abreu

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
e-ISSN: 2236-2797 | ISSN: 1413-9030
DOI: https://doi.org/10.12957/cadmat.
E-mail: cadernos_mat@ime.uerj.br

Cadernos do IME - Série Matemática está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.