O Processo de Aprendizagem da Matemática na Educação Básica: Raízes de suas Dificuldades e Mecanismos para sua Superação

Roberto Abreu

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados teóricos e experimentais desenvolvidos no âmbito dos Projetos Dehagecon; Dehagecon&Proiniciar e Dehagecon&Jovens Talentos, coordenados pelo autor, com a participação de estagiários dos Cursos de Licenciatura em Matemática e de Estatística do IME-UERJ. Tais resultados decorrem de investigação sobre as raízes das dificuldades encontradas pelos alunos da Educação Básica e pelos recém-ingressados na UERJ e do desenvolvimento de mecanismos orientados à superação de tais dificuldades, incluindo a elaboração de textos  didáticos, de instrumentos específicos e de uma metodologia inovadora para o ensino da Matemática.

Palavras-chave


Ensino da matemática; Aprendizagem; Conceitos

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/cadmat.2004.11822

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Roberto Abreu

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

e-ISSN: 2236-2797 | ISSN: 1413-9030 

DOI
https://doi.org/10.12957/cadmat.

E-mail: cadernos_mat@ime.uerj.br    


Licença Creative Commons
Cadernos do IME - Série Matemática está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.