HHS Sticker: Aplicação Médica em Java para TV Digital

Autores

  • Claudia O. das Neves IME/UERJ
  • Alexandre Sztajnberg UERJ
  • Thales V. G. da Silva IME/UERJ
  • Roberto C. R. Machado PEL/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/cadinf.2012.8363

Resumo

O presente artigo apresenta uma aplicação interativa para TVDi para o acompanhamento remoto de paciente idosos em suas residências A aplicação é capaz de receber dados relevantes, tais como o Plano de Cuidados indicado pela equipe médica, e alertas em tempo real, para notificar o paciente de alguma rotina que deve ser executada. A aplicação também permite o envio de medidas fisiológicas realizadas pelo paciente ou cuidador para uma Central de Monitoramento. Para isso é necessária a instalação de uma TV digital com o middleware Ginga, e acesso à Internet. A aplicação, desenvolvida em Java, cria facilidades, via controle remoto da TV, para o paciente interagir com a aplicação, sem a necessidade de aprender uma nova tecnologia. Esta aplicação é integrada a um sistema de monitoramento de pacientes, chamado de HHS (Home Health System).

DOI: 10.12957/cadinf.2012.8363

Biografia do Autor

Alexandre Sztajnberg, UERJ

Possui graduação em Engenharia Elétrica ênfase Sistemas e Computação pela Possui graduação em Engenharia Elétrica ênfase Sistemas e Computação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1990), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-RJ (1995) e doutorado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia COPPE (2002). É consultor ad hoc de entidades como CNPq, FAPERJ, Finep e FAPEMG. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenador do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, e ligado aos programas de Mestrado em Eletrônica (PEL/FEN/UERJ) e Ciências Computacionais (CComp/IME/UERJ), tendo orientado mais de 30 alunos de graduação e pós-graduação. É coordenador de projeto com fomento FAPERJ. É também analista de redes da UERJ, onde realiza atividades de integração e suporte para a rede institucional da Universidade. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes e Sistemas Distribuídos, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas distribuídos, sistemas cientes de contexto, computação ubíqua e pervasiva, gerencia de clusters e sistema de tele-saúde, redes P2P.

Downloads

Publicado

2013-12-27

Como Citar

das Neves, C. O., Sztajnberg, A., da Silva, T. V. G., & Machado, R. C. R. (2013). HHS Sticker: Aplicação Médica em Java para TV Digital. Cadernos Do IME - Série Informática, 34, 22–47. https://doi.org/10.12957/cadinf.2012.8363