Aplicando a Experimentação na Engenharia de Requisitos: O Caso do Método ERi*c

Autores

  • Antonio de Padua Albuquerque Oliveira UERJ
  • Julio Leite UERJ
  • Luiz Marcio Cysneiros York University - Toronto

DOI:

https://doi.org/10.12957/cadinf.2012.7158

Resumo

Alguns pesquisadores em Engenharia de Software afirmam que somente os experimentos, no centro do processo científico, podem verificar novas teorias e, indicar as correções cabíveis e explorar os fatores críticos dessa nova teoria. Afirmam também que novos métodos, técnicas e ferramentas em Engenharia de Software não deveriam ser publicados sem antes serem experimentados, validados e comparados com os existentes. Este trabalho apresenta a aplicaçãode três experimentos, os quais tiveram com o objetivo avaliar as competências fornecidas pelo Método ERi*c da tese de doutorado intitulada: Engenharia de RequisitosIntencional: Um Método de Elicitação, Modelagem e Análise de Requisitos.

Biografia do Autor

Antonio de Padua Albuquerque Oliveira, UERJ

Possui graduação em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1975), graduação como Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Março 2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos, Sistema de Informação e Sistemas Multi Agentes.

Julio Leite, UERJ

Luiz Marcio Cysneiros, York University - Toronto

Downloads

Publicado

2013-09-01

Como Citar

Oliveira, A. de P. A., Leite, J., & Cysneiros, L. M. (2013). Aplicando a Experimentação na Engenharia de Requisitos: O Caso do Método ERi*c. Cadernos Do IME - Série Informática, 33, 19–37. https://doi.org/10.12957/cadinf.2012.7158