Aplicação da Tecnologia da Informação e Comunicação no estudo de cenários pelas Instituições de Ensino Superior

Autores

  • Rosa Amelita Sá M. da Motta Estácio de Sá
  • Alexandre Rojas UERJ

Resumo

Resumo. Este trabalho tem por objetivo abordar a aplicação da Tecnologia da Informação e Comunicação –TIC no estudo de cenários utilizado pelas Instituições de Ensino Superior - IESs, tendo em vista ajustar o seu planejamento, face às modificações da política educacional, recentemente, implantadas pelo Governo Federal. O modelo proposto, SAGEU – Sistema de Apoio à Gestão Estratégica Universitária, oferece um ambiente para suporte à analise ambiental, visando estender a metodologia de planejamento proposta por Andrade e Tachizawa[1].O SAGEU, desenvolvido por Motta [2], possibilita as IESs, de uma forma geral, criar maneiras para organizar as informações, de modo que haja uma gestão universitária eficiente.

Abstracts.This work deals with applies of the Technology of Information for the study of scenarios used by the IES, objectifying to adjust its planning, face modifications of educational policy, recently, implanted for the Federal Government. The considered model, SAGEU - Sistema de Apoio à Gestão Estratégica Universitária, offers to an environment for support ambient analyze, considering the planning methodology proposal for Andrade and Tachizawa[1].The SAGEU, developed for Motta[2], makes possible the IES, of a general form, to create ways to organize information, in way that has one efficient administration.

Downloads

Publicado

2013-06-24

Como Citar

da Motta, R. A. S. M., & Rojas, A. (2013). Aplicação da Tecnologia da Informação e Comunicação no estudo de cenários pelas Instituições de Ensino Superior. Cadernos Do IME - Série Informática, 19, 63–67. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadinf/article/view/6578

Edição

Seção

Artigos