JiStar: Reconciliando Código Java com Modelagem Orientada a Metas

Autores

  • Ana Maria da Mota Moura PUC Rio
  • Julio Cesar Sampaio do Prado Sampaio do Prado Leite

DOI:

https://doi.org/10.12957/cadinf.2020.57030

Resumo

Uma vez que um software tenha sido construído sem a perspectiva da engenharia de requisitos orientada a metas, como compreender suas metas para fins de evolução? Este trabalho é uma extensão da nossa proposta de modelo de rastreabilidade para trás entre código Java e o modelo de metas i* através do uso de metadados de código. Na evolução do framework JiStar, revisamos o conjunto de anotações de código Java para elementos do i*; adicionamos a exportação no formato iStarML, e; possibilitamos a geração automática ou semiautomática de modelos de metas. Avaliamos a viabilidade do nosso framework sobre um sistema real chamado RioBus e os resultados indicam a adequação dessa rastreabilidade para fins de evolução.

Biografia do Autor

Ana Maria da Mota Moura, PUC Rio

Doutora em informática pela PUC Rio (2020), Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ (2009), Graduada em Ciência da Computação pela UCAM-Campos (2005) e Graduada em Tecnologia em Informática pelo IFF (2004). Formou-se também no curso de Pós Graduação Lato Sensu em desenvolvimento de software orientado a objetos pelo IFF (2007) e possui complementação pedagógica com ênfase em pedagogia. Profissionalmente atua, há mais de dez anos, como analista de sistemas na Petrobras e como professora na área de sistemas de informação em cursos de nível superior, técnico e profissionalizante.

Downloads

Publicado

2021-06-18

Como Citar

Moura, A. M. da M., & Sampaio do Prado Leite, J. C. S. do P. (2021). JiStar: Reconciliando Código Java com Modelagem Orientada a Metas. Cadernos Do IME - Série Informática, 45, 44–60. https://doi.org/10.12957/cadinf.2020.57030

Edição

Seção

Artigos