Direcionadores para o Desenvolvimento Baseado em Modelos de Software Embarcado Aeronáutico

Autores

  • André Sarkis Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
  • Johnny Marques Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) https://orcid.org/0000-0002-1551-435X
  • Luiz Alberto Vieira Dias Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

DOI:

https://doi.org/10.12957/cadinf.2020.54699

Resumo

O Desenvolvimento Baseado em Modelos (MBD, Model-Based Development) pode ser usado para especificar requisitos em vários níveis: produto, sistema, ou de software.  Na área de aviação, o uso de normas regulatórias no processo de certificação é usualmente requerido. A RTCA DO-178C e seus suplementos legislam sobre as necessidades que o processo de desenvolvimento de software precisa atender para tornar o produto de software certificável. Nos últimos anos, é notável o crescimento no uso de modelagem. Assim, o objetivo deste artigo é apresentar um conjunto de direcionadores para o MDB em Software Embarcado Aeronáutico, garantindo o atendimento às normas DO-178C e DO-331.  Além dos direcionadores, é apresentado um estudo de caso.

Biografia do Autor

André Sarkis, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Candidato ao programa de doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Johnny Marques, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Doutor no programa de Doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação, Área Informática pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Possui graduação em Engenharia Elétrica e Computação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). É mestre em Engenharia Aeronáutica na área de Sistemas Aeroespaciais e Mecatrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2004). É Professor Adjunto na Divisão de Ciência de Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Foi engenheiro de desenvolvimento de produto da EMBRAER ( Empresa Brasileira de Aeronáutica S/A), atuando principalmente nos seguintes temas: certificação de software embarcado, definição de processos de desenvolvimento de software embarcado, uso de software embarcado em plataformas de aeronaves civis e militares. É especialista em padrões de desenvolvimento de software e dispositivos de lógica programável embarcados voltado para a aviação civil e outros padrões para sistemas safety-critical como a DO-178C, DO-200B, ISO 12207, ISO 62304, IEC 61508, ISO 13485 e DO-254. Pesquisador em Engenharia de Software, Linguagens de Programação e Métodos Ágeis.

Luiz Alberto Vieira Dias, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Possui graduação em Engenheiro Eletricista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1966), Mestrado em Ciência Espacial e da Atmosfera pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1968), Mestrado em Space Sciences - Rice University (1971) e Doutorado (PhD) em Space Physics and Astronomy - Rice University (1973). Atualmente é Professor Colaborador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA. Tem experiência na área de Ciência da Computação e Engenharia de Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia de Computação Aplicada, Análise Numerica, Interpolação, Processamento de Imagens,Desenvolvimento de Software por Métodos Ágeis e Teste de Software.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

Sarkis, A., Marques, J., & Vieira Dias, L. A. (2020). Direcionadores para o Desenvolvimento Baseado em Modelos de Software Embarcado Aeronáutico. Cadernos Do IME - Série Informática, 44, 26–41. https://doi.org/10.12957/cadinf.2020.54699

Edição

Seção

Artigos