Relacionando requisitos de software e competências de recursos humanos através de modelos organizacionais: uma abordagem visando o alinhamento organizacional

Autores

  • Henrique Prado de Sá Sousa Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Eduardo Kinder Almentero Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Julio Cesar Sampaio do Prado Leite Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

DOI:

https://doi.org/10.12957/cadinf.2019.47450

Resumo

O alinhamento organizacional é uma qualidade relacionada ao desempenho organizacional. Muitas ações são implementadas para auxiliar no alinhamento, especialmente quando voltado para o alcance de estratégias, entretanto, alcançá-lo prossegue sendo uma tarefa difícil. Os recursos humanos, por serem componentes transversais em uma organização, são elementos chave para o sucesso do alinhamento porque atuam em tarefas e tomam decisões importantes para a organização. Por sua vez, a TI oferece suporte computacional para a realização de processos. Portanto há uma intercessão entre estas áreas nas tarefas cotidianas e seu alinhamento pode ser benéfico quando orientados para os objetivos da organização. As organizações possuem requisitos que podem ser satisfeitos por pessoas e/ou tecnologia. As falhas de alinhamento na estrutura de RH podem ser mitigadas pela TI ampliando as possibilidades de sucesso da organização. Neste artigo, investigamos as relações entre requisitos humanos e de software para melhor prospectar as formas de alinhamento das duas áreas. Para isso, elicitamos requisitos de software usando como insumo um exemplo de modelo organizacional, incrementado com a modelagem de competências humanas que são requeridas aos atores organizacionais. Posteriormente cruzamos as informações de competências humanas com os requisitos de software para identificar e avaliar as correlações visando encontrar elementos relevantes para auxiliar na decisão em ações de TI e de RH.

Biografia do Autor

Henrique Prado de Sá Sousa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professor adjunto do Departamento de Informática Aplicada (DIA) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutor em informática na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), mestre em Engenharia de Software pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro (UNIRIO). Tem experiência em projetos de pesquisa na área de Modelagem Organizacional, Engenharia de Software, Banco de dados e Transparência de Software. As linhas de pesquisa de interesse são modelagem e alinhamento organizacional, processos de negócio, transparência organizacional, transparência de software, engenharia de software.

Eduardo Kinder Almentero, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

É professor adjunto do Departamento de Computação (DECOMP) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutor em Engenharia de Software pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre em Engenharia de Software pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência na área de Engenharia de Requisitos, atuando nas áreas de elicitação, modelagem e análise. Atualmente, ministra disciplinas de Engenharia de Software e desenvolvimento Web e pesquisa sobre Transparência de Software voltada para sistemas Web.

Julio Cesar Sampaio do Prado Leite, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Recebeu em 2017 o prêmio da IEEE Computer Society (Requirements Engineering) "Lifetime Service Award". Membro do Working Group 2.9 (Software Requirements Engineering) da IFIP (International Federation for Information Processing) é um dos fundadores da área de Engenharia de Requisitos. Tem participação ativa nessa área; quer como membro do corpo editorial do Requirements Engineering Journal da Springer, quer como membro, desde de 1993, do comitê de programa da conferência internacional de requisitos (RE). Além da Engenharia de Requisitos, tem trabalhado em outras áreas, principalmente em reuso de software; tendo sido o General Chair da ICSR e da RE-13. Cientista do Nosso Estado (1999, 2007, 2009 e 2015), professor visitante da Universidade de São Paulo(ICMC), professor visitante da Universität Kaiserslautern, cientista visitante do Fraunhofer IESE, professor convidado da ECI da Universidad de Buenos Aires, visiting scholar na University of Toronto e cientista visitante do Projeto Lucretius - Università degli Studi di Trento. É membro da Association for Computing Machinery e da IEEE Computer Society. Sócio fundador da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) , participou de seu conselho entre 1996 e 2000. Convidado para 7 seminários Dagstuhl. É Co-editor do livro Perspectives on Software Requirements e co-fundador da série WER (Workshop em Engenharia de Requisitos) e da série FEES (Fórum de Educação em Engenharia de Software) e da série WTranS (Workshop de Transparência em Sistemas). Autor do livro:" Livro Vivo: Engenharia de Requisitos". Através de palestras ou consultoria tem ajudado diversas organizações na adoção de novas tecnologias.

Downloads

Publicado

2020-02-17

Como Citar

Sousa, H. P. de S., Almentero, E. K., & Leite, J. C. S. do P. (2020). Relacionando requisitos de software e competências de recursos humanos através de modelos organizacionais: uma abordagem visando o alinhamento organizacional. Cadernos Do IME - Série Informática, 42, 65. https://doi.org/10.12957/cadinf.2019.47450