Algo+naEscola, Ambiente para Apoio ao Ensino de Programação

Autores

  • Natalia do V. Gouvea
  • Maria Clicia Stelling de Castro UERJ
  • Vera M. B. Werneck

DOI:

https://doi.org/10.12957/cadinf.2018.38054

Resumo

Este artigo define o ambiente Algo+naEscola que fornece ao professor, um auxílio ao uso da lógica computacional através de jogos na sala de aula. Os requisitos desse ambiente foram propostos através de um experimento do ensino de Matemática utilizando algoritmos e jogos. A ideia do trabalho de campo foi, de maneira interdisciplinar, desenvolver o ensino de ângulos através do uso de algoritmos e programação de computadores. Esse experimento foi desenvolvido durante aulas de Matemática com alunos do ensino Fundamental II, sendo a base para construção do ambiente Algo+naEscola.

Biografia do Autor

Maria Clicia Stelling de Castro, UERJ

Possui graduação em Engenharia Elétrica, ênfase em Eletrônica (1986), mestrado e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991 e 1998). Atualmente, é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Computação de Alto Desempenho, Sistemas Computacionais Paralelos e Distribuídos e Grades Computacionais.

Downloads

Publicado

2019-02-28

Como Citar

Gouvea, N. do V., Castro, M. C. S. de, & Werneck, V. M. B. (2019). Algo+naEscola, Ambiente para Apoio ao Ensino de Programação. Cadernos Do IME - Série Informática, 40(1), 59–77. https://doi.org/10.12957/cadinf.2018.38054