O Diagnóstico de Requisitos como Tópico de Inovação Tecnológica – A Ferramenta iStar Diagnoses

Autores

  • Antonio de Padua Albuquerque Oliveira UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/cadinf.2017.21679

Resumo

Resumo: De um modo geral, a inovação pode ser considerada um propulsor da produtividade. A inovação trabalha para alcançar resultados de sucesso (mais eficácia) com menor esforço ou menor desperdício de tempo (mais eficiência). A inovação não distingue se o objeto que recebe a inovação é uma atividade, humana ou não, ou mesmo se envolve o aprimoramento de uma ferramenta. “Inovar é Fazer, Pensar e Ser DIFERENTE”. Apesar da Engenharia de Requisitos estar sempre em evolução, observamos que a atividade de análise (V&V - verificação e validação de requisitos) não é agraciada com tecnologias inovadoras com a mesma frequência que outras atividades do processo de desenvolvimento software. Neste trabalho apresentamos a ferramenta de software “iStar Diagnoses” que apoia uma técnica para análise de requisitos em modelos do Framework i*, mais precisamente: no artigo resumimos o método que possui a técnica de diagnósticos, explicamos a técnica e exemplificamos o uso da ferramenta com diagnósticos em modelos SD e SR do Framework i*.

Biografia do Autor

Antonio de Padua Albuquerque Oliveira, UERJ

Possui graduação em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1975), graduação como Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Março 2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos, Sistema de Informação e Sistemas Multi Agentes.

Downloads

Publicado

2019-02-25

Como Citar

Oliveira, A. de P. A. (2019). O Diagnóstico de Requisitos como Tópico de Inovação Tecnológica – A Ferramenta iStar Diagnoses. Cadernos Do IME - Série Informática, 39, 36–53. https://doi.org/10.12957/cadinf.2017.21679