Estudo das Interferências de radiofrequência nos provedores de via rádio em São Lourenço Do Oeste

Autores

  • Henrique Ranzan Faculdade Mater Dei/Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Câmpus Pato Branco

DOI:

https://doi.org/10.12957/cadinf.2016.17378

Resumo

As redes locais sem fio (WLAN) passaram por um avanço, e estão sendo usadas em diversas áreas como hospitais, escolas, escritórios, faculdades, residências, etc. Este sistema, pelo fato de ter praticidade, configuração fácil, e ser consideravelmente barato, teve seu uso popularizado. Muitas empresas começaram a disponibilizar o acesso à internet através da tecnologia sem fio, entretanto, essa facilidade pode trazer possíveis problemas referentes ao funcionamento deste serviço, considerando que isso resulta em um número excessivo de equipamentos similares operando. Se estes equipamentos forem instalados em localidades próximas, configurados em faixas de frequências iguais ou aproximadas e definidos com configurações de potência inadequadas, acabam originando a interferência de radiofrequência. Com base na análise destes aspectos foram identificadas influências negativas no funcionamento das conexões sem fio na cidade de São Lourenço do Oeste, originando este artigo que sugere meios de identificar e tratar os focos das interferências entre os enlaces de redes sem fio.

Biografia do Autor

Henrique Ranzan, Faculdade Mater Dei/Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Câmpus Pato Branco

Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Mater Dei (2012). Cursando Especialização de Redes de Computadores pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Pato Branco. Trabalhando atualmente como Supervisor de T.I., desempenhando atividades de configuração e manutenção de máquinas, dispositivos e servidores, também como o gerenciamento de rede interna, servidor Proxy, servidor de e-mails e ferramentas de segurança e Backup. Também ministrando aulas de Informática Básica/Montagem e manutenção, Word e Excel avançado e Redes de computadores. Experiência com montagem e manutenção de computadores, servidores, notebooks e impressoras. Formatação, desfragmentação e particionamento de discos. Instalação, reinstalação e atualização de sistemas operacionais e programas. Instalação de softwares antivírus e remoção de vírus, malwares e spywares. Instalação e configuração de rede física (roteadores, switches e hubs) e lógica (estrutura da rede). Configuração de Backup e recuperação de dados excluídos ou perdidos. Conhecimento avançado em servidores e estações Linux.

Downloads

Publicado

2017-03-24

Como Citar

Ranzan, H. (2017). Estudo das Interferências de radiofrequência nos provedores de via rádio em São Lourenço Do Oeste. Cadernos Do IME - Série Informática, 38, 22–34. https://doi.org/10.12957/cadinf.2016.17378