O DESEMPENHO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO ENEM 2019 E A DESIGUALDADE SOCIAL: UM ESTUDO UTILIZANDO ANÁLISE EXPLORATÓRIA E TÉCNICAS DE AGRUPAMENTO

Autores

  • Helena Ferreira Paraiso Faillace UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Isadora Lopes Maldonado Britto UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Fernanda da Serra Costa UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/cadest.2022.72568

Palavras-chave:

Desempenho no ENEM, Análise Exploratória de Dados, Análise de Agrupamentos, Kmeans, Desigualdade social

Resumo

Este trabalho objetivou analisar o desempenho dos candidatos que realizaram o ENEM em 2019, de forma a identificar possíveis relações entre tais desempenhos e um conjunto de variáveis socioeconômicas, assim como, expor como as técnicas estatísticas são ferramentas valiosas para extração de informações de grandes bases de dados. Os resultados mostraram como a análise exploratória de dados e as técnicas de agrupamento permitiram identificar seis grupos de candidatos com desempenho e características socioeconômicas similares, indicando a influência socioeconômica na disputa por uma vaga em um Ensino Superior de qualidade e, consequentemente, no mercado de trabalho, indicando a importância das políticas públicas que visem deixar, ao menos um pouco, essa competição mais justa.

Referências

BATISTA, R. Enem 20 anos: a transformação da maior prova do Brasil. Vestibular Brasil Escola, 2018. Disponível em: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/enem-20-anos-transformacao-maior-prova-brasil.html . Acessado em: 01/07/2021.

BATISTA, R. Teoria de Resposta ao Item (TRI) no Enem. Vestibular Brasil Escola, 2018. Disponível em: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/teoria-resposta-ao-item-tri-no-enem.htm Acessado em: 21/07/2021.

BATISTA, R. Treineiros no Enem. Disponível em: https://www. https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/treineiros-no-enem.htm Acessado em: 31/07/2021.

C. WUNSCH, D.; XU, R.. Clustering. Ed. Wiley-IEEE Press, California, 2008.

ENEM - EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. Wikipédia, 2021. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Exame_Nacional_do_Ensino_Médio Acessado em: 01/07/2021.

HAIR, J. Multivariate Data Analysis. Editora Prentice Hall, New Jersey, 1998.

HOCHHEIM, N. Engenharia de Avaliações II: modelos de regressão linear para avaliação de imóveis. GEAP - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. 2011.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Estimativas da População. IBGE, 2019. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9103-estimativas-de-populacao.html?edicao=25272&t=resultados Acessado em: 02/02/2021.

INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Govbr, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/enem Acessado em 01/07/2021.

INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Gov br, 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/a_redacao_do_enem_2020_-_cartilha_do_participante.pdf Acessado em: 21/07/2021.

LAURETTO S., M. Árvores de decisão, 2020. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4469825/mod_resource/content/1/ArvoresDecisao_normalsize.pdf.

MICROSOFT POWER BI. Microsoft Power BI, 2021. Disponível em: https://learn.microsoft.com/pt-br/power-bi/. Acessado em: 05/06/2021.

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO E CULTURA - MEC. ENEM – Disponível em: http://portal.mec.gov.br/enemsp2094708791#:~:text=Criado%20em%201998%2C%20o%20Exame,ensino%20m%C3%A9dio%20em%20anos%20anteriores. Acessado em: 15/02/2022.

MIRANDA FREIRE, S. Regressão Linear, 2021. Disponivel em: https://www.lampada.uerj.br/arquivosdb/_book/regress%c3%a3o-linear.html Acessado em: 31/07/2021.

PYTHON SOFTWARE FOUNDATION. Python Language Site: Documentation, 2020. Página de documentação. Disponível em: <https://www.python.org/doc/>. Acessado em: 06/11/2021.

R CORE TEAM (2021). R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. Disponível em: https://www.R-project.org/. Acessado em: 06/11/2021.

SOUZA CRUZ, B. Você nunca vai tirar zero na prova do Enem, saiba por quê. Educação UOL, 2014. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2014/10/31/voce-nunca-vai-tirar-zero-na-prova-do-enem-saiba-por-que.html Acessado em: 17/08/2021.

TUKEY J. W. The Future of Data Analysis. Ann. Math. Statist. 33 (1) 1 - 67, March, 1962. Disponível em: https://projecteuclid.org/journals/annals-of-mathematical-statistics/volume-33/issue-1/The-Future-of-Data-Analysis/10.1214/aoms/1177704711.full?tab=ArticleLink Acessado em: 30/08/2021

Downloads

Publicado

2023-04-26

Como Citar

Faillace, H. F. P., Britto, I. L. M., & Costa, F. da S. (2023). O DESEMPENHO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO ENEM 2019 E A DESIGUALDADE SOCIAL: UM ESTUDO UTILIZANDO ANÁLISE EXPLORATÓRIA E TÉCNICAS DE AGRUPAMENTO. Cadernos Do IME - Série Estatística, 53, 33. https://doi.org/10.12957/cadest.2022.72568

Edição

Seção

Artigos Serie Estatística