O DESEMPENHO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO ENEM 2019 E A DESIGUALDADE SOCIAL: UM ESTUDO UTILIZANDO ANÁLISE EXPLORATÓRIA E TÉCNICAS DE AGRUPAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.12957/cadest.2022.72568Palavras-chave:
Desempenho no ENEM, Análise Exploratória de Dados, Análise de Agrupamentos, Kmeans, Desigualdade socialResumo
Este trabalho objetivou analisar o desempenho dos candidatos que realizaram o ENEM em 2019, de forma a identificar possíveis relações entre tais desempenhos e um conjunto de variáveis socioeconômicas, assim como, expor como as técnicas estatísticas são ferramentas valiosas para extração de informações de grandes bases de dados. Os resultados mostraram como a análise exploratória de dados e as técnicas de agrupamento permitiram identificar seis grupos de candidatos com desempenho e características socioeconômicas similares, indicando a influência socioeconômica na disputa por uma vaga em um Ensino Superior de qualidade e, consequentemente, no mercado de trabalho, indicando a importância das políticas públicas que visem deixar, ao menos um pouco, essa competição mais justa.
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