DESEMPENHO DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DA REGIÃO DO VALE DO PARAÍBA: UMA APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE AGRUPAMENTOS KMEANS COM BASE NAS VARIÁVEIS DO ENEM 2015

Autores

  • Roberto Campos Leoni Academia Militar das Agulhas Negras
  • Nilo Antonio de Souza Sampaio Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/cadest.2017.30347

Resumo

DOI: 10.12957/cadest.2017.30347

Este artigo avalia o desempenho dos alunos de escolas públicas e privadas da região sul fluminense no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 por meio da técnica não hierárquica de agrupamentos kmeans. As escolas são classificadas de acordo com o desempenho dos alunos em função das variáveis indicadoras de proficiência média em ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, redação, formação docente, taxas de rendimento escolar de aprovação e participação percentual de alunos no Enem, todas divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os resultados indicam a prevalência de dois grupos que são aqui caracterizados em função do porte da escola, município, dependência administrativa e indicador socioeconômico.

Palavras-chave: Kmeans, Análise de Agrupamento, Enem.

 

Biografia do Autor

Roberto Campos Leoni, Academia Militar das Agulhas Negras

Doutorado em Ciências pela Universidade Estadual Paulista (2015) - (área: Probabilidade e Estatística);

Mestrado em Ciências pela Universidade Estadual Paulista (2011) - (área: Engenharia de Produção);

Pós-graduação em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (2004);

Graduação em Estatística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999).

Atualmente é chefe da Cadeira de Estatística e professor da Academia Militar das Agulhas Negras, professor da Associação Educacional Dom Bosco e Tutor presencial da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Tem interesse nas áreas de controle estatístico de qualidade, estatística multivariada e planejamento de experimentos.

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Publicado

2017-11-05

Como Citar

Leoni, R. C., & Sampaio, N. A. de S. (2017). DESEMPENHO DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DA REGIÃO DO VALE DO PARAÍBA: UMA APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE AGRUPAMENTOS KMEANS COM BASE NAS VARIÁVEIS DO ENEM 2015. Cadernos Do IME - Série Estatística, 42, 31. https://doi.org/10.12957/cadest.2017.30347

Edição

Seção

Artigos Serie Estatística