ANÁLISES DE MÉTRICAS DE SIMILARIDADES EM SÉRIES TEMPORAIS PARA RECONHECIMENTO DE PADRÕES

João Francisco Monteiro Barragan, Cristiano Hora de Oliveira Fontes, Otacílio José Pereira, Sérgio Torres Sá Barreto, Luciana Almeida Pacheco

Resumo


<doi>10.12957/cadest.2012.15775

Este artigo apresenta uma metodologia para reconhecimento de padrões de operação de uma turbina a gás da unidade termelétrica (UTE) Rômulo Almeida, integrante do parque da Petrobrás. A distinção de diferentes padrões de operação, mais especificamente, partidas sem falha e com falha devido a desarme (trip) por dispersão de temperatura foi possível devido a um vasto banco de dados obtidos a partir de um Sistema de Gerenciamento de Informações de Plantas Industriais, ou Process Information Management System (PIMS), disponível na UTE. Os padrões identificados foram analisados utilizando métricas de similaridade univariáveis (distância euclidiana entre os coeficientes de autocorrelação, visando prever distinções entre as partidas sem e com trip por dispersão de temperatura. A possibilidade de gerar uma ferramenta que possa apontar para uma possível falha no equipamento com antecedência é um resultado potencial para a implementação de um sistema de controle inteligente.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/cadest.2012.15775

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Apoio

ISSN impresso: 1413-9022 / ISSN on-line: 2317-4536

DOI do periódico: dx.doi.org/10.12957/cadest


Licença Creative Commons Este revista está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.