Análise multicritério do mercado de trabalho para estudantes do curso de ciências atuariais – a visão do discente

Autores

  • José Fabiano Serra Costa IME/UERJ
  • Nathalia Regina Sinclair Medeiros IME/UERJ
  • Nathália Marques Amendola IME/UERJ
  • Priscilla Araujo Gondim Cunha IME/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/cadest.2009.15750

Resumo

<doi>10.12957/cadest.2009.15750

A busca por um lugar no mercado de trabalho é uma preocupação constante do aluno de graduação. À medida que o aluno avança no curso, se depara com diversas opções e preferências profissionais. É nesse momento que, se destaca a necessidade de informações eficazes para munir o estudante de parâmetros que viabilizem sua escolha. O objetivo desse trabalho é apresentar uma avaliação multicritério das diversas áreas de atuação do profissional de Ciências Atuariais do ponto de vista discente. Para tanto, foi utilizado o Método de Análise Hierárquica (AHP), um dos mais difundidos e importantes métodos de análise multicritério. O objeto da análise foram os próprios alunos do curso, em particular os alunos do sétimo período. São apresentados de forma detalhada, o problema, a metodologia, os cálculos, os resultados, a análise de consistência dos dados e a conclusão

Biografia do Autor

José Fabiano Serra Costa, IME/UERJ







Nathália Marques Amendola, IME/UERJ








Downloads

Publicado

2009-06-01

Como Citar

Serra Costa, J. F., Regina Sinclair Medeiros, N., Marques Amendola, N., & Araujo Gondim Cunha, P. (2009). Análise multicritério do mercado de trabalho para estudantes do curso de ciências atuariais – a visão do discente. Cadernos Do IME - Série Estatística, 26(1), 29. https://doi.org/10.12957/cadest.2009.15750

Edição

Seção

Artigos Serie Estatística