ESTUDO E APLICAÇÃO DA ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS PARA A VALIDAÇÃO DAS ESTRUTURAS FÍSICAS E PEDAGÓGICAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO SUL DO PARANÁ

Autores

  • Antônio Carlos Machnicki PPGMNE – Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Anselmo Chaves Neto PPGMNE – Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Liliana Madalena Gramani PPGMNE – Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.12957/cadest.2010.15743

Resumo

<doi>10.12957/cadest.2010.15743

O sistema educacional brasileiro abrange as esferas federal, estadual e municipal e é composto de instituições públicas e privadas. O trabalho investiga quais as variáveis estruturais, pedagógicas e auxiliares (sociais) que melhor se correlacionam com o ensino e como cada estrutura escolar responde aos interesses da aprendizagem. Avaliou-se doze variáveis estruturais, doze variáveis pedagógicas e trinta e quatro variáveis auxiliares. As pesquisas foram feitas, com amostra estratificada, em vinte e duas escolas públicas da região sul do Paraná. As técnicas de análise são a estatística multivariada de dados com análise fatorial e análise de regressão. Os resultados apontam os conjuntos de variáveis que melhor se correlacionam, citadas nos fatores, e indicam quais instituições de ensino apresentam os melhores modelos de estrutura física, pedagógica e auxiliar (social) que serve de parâmetro tanto para a alocação de recursos financeiros como para o gerenciamento escolar.

Downloads

Publicado

2010-06-01

Como Citar

Carlos Machnicki, A., Chaves Neto, A., & Madalena Gramani, L. (2010). ESTUDO E APLICAÇÃO DA ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS PARA A VALIDAÇÃO DAS ESTRUTURAS FÍSICAS E PEDAGÓGICAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO SUL DO PARANÁ. Cadernos Do IME - Série Estatística, 28(1), 47. https://doi.org/10.12957/cadest.2010.15743

Edição

Seção

Artigos Serie Estatística