ANÁLISE DE MODELOS MATEMÁTICOS PARA O PROBLEMA PROBABILÍSTICO DE LOCALIZAÇÃO- ALOCAÇÃO DE MÁXIMA COBERTURA

Autores

  • Vinícius Moreira Pontin Universidade Federal do Espírito Santo (CEUNES/UFES)
  • Ravilo Altoé Garcia Universidade Federal do Espírito Santo (CEUNES/UFES)
  • Pedro Bandeira Neto Universidade Federal do Espírito Santo (CEUNES/UFES)
  • Glaydston Mattos Ribeiro Universidade Federal do Espírito Santo (CEUNES/UFES) Interuniversity Research Centre on Enterprise Networks, Logistics and Transportation - University of Montreal (CIRRELT/UofM)

DOI:

https://doi.org/10.12957/cadest.2010.15740

Resumo

<doi>10.12957/cadest.2010.15740

O Problema Probabilístico de Localização-Alocação de Máxima Cobertura (PPLAMC) é uma variação do problema de p-medianas que consiste em localizar facilidades (centros), maximizando o número de usuários atendidos (cobertos) e garantindo um bom nível de serviço. O nível de serviço está relacionado aos parâmetros de fila, ou seja, tempo de espera e quantidade de pessoas aguardando atendimento. Sabendo que os intervalos entre chegadas e atendimento variam segundo uma distribuição de probabilidade, os modelos de otimização combinatória do PPLAMC levam em consideração conceitos da Teoria de Filas. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo avaliar modelos matemáticos para o PPLAMC utilizando instâncias disponíveis na literatura.

Downloads

Publicado

2010-06-01

Como Citar

Moreira Pontin, V., Altoé Garcia, R., Bandeira Neto, P., & Mattos Ribeiro, G. (2010). ANÁLISE DE MODELOS MATEMÁTICOS PARA O PROBLEMA PROBABILÍSTICO DE LOCALIZAÇÃO- ALOCAÇÃO DE MÁXIMA COBERTURA. Cadernos Do IME - Série Estatística, 28(1), 1. https://doi.org/10.12957/cadest.2010.15740

Edição

Seção

Artigos Serie Estatística