AVALIAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS IMPLANTADOS NO ENSINO BÁSICO ATRAVÉS DA ANÁLISE DE CORRELAÇÃO CANÔNICA

Autores

  • Maria Ivete Basniak PPGMNE - Universidade Federal do Paraná FAFIUVA – Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória
  • Anselmo Chaves Neto PPGMNE/DEST - Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.12957/cadest.2010.15736

Resumo

<doi>10.12957/cadest.2010.15736

O presente trabalho foi motivado pela necessidade constante de avaliação de novos procedimentos metodológicos e administrativos na educação a fim de verificar possíveis equívocos entre o objetivo inicial e o que realmente foi alcançado, de forma que se possa melhorar a qualidade do ensino, pois toda mudança para que seja bem sucedida necessita de avaliação para que as tomadas de decisão sejam realmente eficazes. O objetivo deste trabalho é avaliar a correlação existente entre os recursos tecnológicos implantados nas escolas e colégios da rede estadual de educação básica do município de União da Vitória no Estado do Paraná nos últimos anos e o desempenho dos alunos, sua motivação em estudar e permanecer na escola e, também verificar se a tecnologia implantada contribui para a capacitação dos professores e para que estes preparem suas aulas de maneira a torna-lás mais atrativas. Para isso aplicou-se uma técnica de análise estatística multivariada que avalia a correlação entre dois conjuntos de variáveis, denominada Análise de Correlação Canônica, através da qual se verificou forte correlação entre os dois conjuntos de dados

Downloads

Publicado

2010-12-01

Como Citar

Basniak, M. I., & Chaves Neto, A. (2010). AVALIAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS IMPLANTADOS NO ENSINO BÁSICO ATRAVÉS DA ANÁLISE DE CORRELAÇÃO CANÔNICA. Cadernos Do IME - Série Estatística, 29(2), 47. https://doi.org/10.12957/cadest.2010.15736

Edição

Seção

Artigos Serie Estatística