ANÁLISE DE PARÂMETROS OPERATIVOS DO SISTEMA HIDROTÉRMICO BRASILEIRO

Maria Luiza Viana Lisboa, Luiz Guilherme Barbosa Marzano, Tathiana Conceição Justino, Carlos Henrique Medeiros de Sabóia, Maria Elvira Piñeiro Maceira

Resumo


<doi>10.12957/cadest.2010.15735

Neste trabalho será apresentada uma análise compreensiva das condições operativas do parque gerador brasileiro com um número crescente de usinas hidrelétricas com menor capacidade de regularização e uma maior penetração de usinas eólicas e de usinas termelétricas movidas a bagaço de cana de açúcar. Os fatores de participação térmicos adotados no modelo MELP são parâmetros utilizados para definição dos limites de geração média anual de usinas termelétricas nas condições de hidrologia média e crítica. Estes parâmetros são função da configuração do sistema e de dados econômicos como o custo de operação de usinas termelétricas. Será feita uma análise das possíveis alterações dos valores destes fatores ao longo do horizonte de planejamento até 2019, utilizando o programa NEWAVE. Resultados de simulações obtidos com o MELP levando em consideração a característica sazonal da geração serão mostrados e discutidos.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/cadest.2010.15735

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Apoio

ISSN impresso: 1413-9022 / ISSN on-line: 2317-4536

DOI do periódico: dx.doi.org/10.12957/cadest


Licença Creative Commons Este revista está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.