O ATREVIMENTO E O INSÓLITO EM "A MAIOR FLOR DO MUNDO" DE SARAMAGO

Conteúdo do artigo principal

Eloísa Porto Corrêa

Resumo

Este trabalho abordará como o narrador saramaguiano enfoca o insólito e prega o atrevimento em “A maior flor do mundo”, procurando encorajar o leitor a ler, pesquisar, escrever, mas também a atrever-se e a reescrever do seu modo a(s) história(s) ou a História. No conto, como em muitas obras de Saramago, o insólito aparece como elemento desestabilizador, tirando personagens da mesmice ou da acomodação. É o que ocorre com os moradores do povoado do “herói menino”, que saem do marasmo e quebram sua rotina ao se depararem com a obra extraordinária do infante: “a maior flor do mundo”. A ousadia ou o atrevimento do menino é recompensado com a aclamação popular e usado pelo narrador para incentivar o leitor a ousar também, a recriar e a não se conformar com o senso comum ou com verdades prontas.

Detalhes do artigo

Como Citar
Corrêa, E. P. (2015). O ATREVIMENTO E O INSÓLITO EM "A MAIOR FLOR DO MUNDO" DE SARAMAGO. Caderno Seminal, 23(23). https://doi.org/10.12957/cadsem.2015.8178
Seção
Dossiê - Literatura Infantil e Juvenil
Biografia do Autor

Eloísa Porto Corrêa, Pós-Doutoranda UERJ, Professora Adjunta USS-RJ

Eloísa Porto Corrêa é pós-doutoranda da UERJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, instituição onde se graduou em Letras e onde atuou como Professora Substituta entre 2003 e 2009. Concluiu o Doutorado em Letras Vernáculas (Literatura Portuguesa) em 2008, na UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde cursou também o Mestrado na mesma área, entre 2003 e 2005, com bolsa da FAPERJ NOTA 10. Possui Especialização em Educação Artística pelo CEN/CECAP e em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Fundação CECIERJ/CEDERJ, onde atualmente trabalha como tutora presencial. Atua também como Professora de Português, Literatura e Produção Textual da Prefeitura Municipal de Niterói e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e como Professora Adjunta I-Coordenadora do Curso de Letras na USS, Universidade Severino Sombra, onde leciona em Cursos de Graduação e Pós-Graduação e lidera dois grupos de pesquisa: 1-"Diálogos entre Literatura e Cultura nos Séculos XX e XXI", ativo desde 2008, com fomento da FUNADESP em 2011 e em 2012, e com orientação a bolsista PIBIC FUNADESP; 2-História de Vida de Professores de Ciências de Maricá, em 2013, com orientação a bolsista de PIBIC CNPq. Tem experiência nas áreas de Educação e Letras, com ênfase em Técnicas de Pesquisa, Língua e Literatura Portuguesa.