KANOVA E O SEGREDO DA CAVEIRA, DO ESCRITOR MOÇAMBICANO PEDRO PEREIRA LOPES: DA TRADIÇÃO ORAL À RECRIAÇÃO LITERÁRIA

Conteúdo do artigo principal

Avani Souza Silva

Resumo

“O rapaz e a caveira” é um conto africano que traz a lição da necessidade de ser prudente e figura em diversas antologias de contos populares e fábulas africanas em recolhas de diversos países do continente.  As memórias da infância e o conhecimento da fábula municiaram o  escritor moçambicano Pedro Pereira Lopes a reescrevê-la em forma de conto literário, intitulado Kanova e o segredo da caveira (2017). Analisaremos a obra, enfatizando o espaço, o enredo e sua estrutura narrativa, servindo-nos também dos estudos de Vladimir Propp (1984) acerca das funções das personagens nas narrativas maravilhosas.  Baseamos  nossas análises nas concepções de Walter Ong (1988) acerca do conto popular, e também nos apoiamos em David Roas (2014) e  de Tzvetan Todorov (1975).

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, A. S. (2022). KANOVA E O SEGREDO DA CAVEIRA, DO ESCRITOR MOÇAMBICANO PEDRO PEREIRA LOPES: DA TRADIÇÃO ORAL À RECRIAÇÃO LITERÁRIA. Caderno Seminal, (43). https://doi.org/10.12957/seminal.2022.69908
Seção
Literatura infantojuvenil nos países africanos de língua oficial portuguesa: ficção, teoria, crítica e historiografia
Biografia do Autor

Avani Souza Silva, Grupo de Pesquisa de Produtos Literários e Culturais para Crianças e Jovens (CNPq/USP)

Graduada em Letras pela Universidade de São Paulo; licenciada em Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Portuguesa, mestre e doutora em Letras pelo Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, na mesma instituição.