A PERSONAGEM HERÓI INFANTOJUVENIL NA CONTÍSTICA DE MIA COUTO SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDOS NARRATIVOS

Conteúdo do artigo principal

Flavio García

Resumo

Em alguns dos contos de Mia Couto, há personagens protagonistas figuradas como crianças a caminho da adolescência, que, por suas virtudes éticas e psicológicas, são compostas com valor positivo em termos axiológicos, sociais ou morais, e suas ações, excepcionais e muitas vezes difíceis de entender, resultam em triunfo sobre o caminho acidentado da narrativa. No universo dos estudos narrativos, essas personagens protagonistas são reconhecidas como heróis, destacando-se de demais personagens e, mesmo, de quaisquer outras coprotagonistas que possam surgir no texto. Tal fenômeno composicional se dá, por exemplo, em “O dia em que explodiu o Mabata Bata”, de Vozes anoitecidas, “O embondeiro que sonhava pássaros”, de Cada homem é uma raça, “Nas águas do tempo”, de Estórias abensonhadas, “O menino que escrevia versos”, de O fio das missangas, e O pátio das sombras.

Detalhes do artigo

Como Citar
García, F. (2022). A PERSONAGEM HERÓI INFANTOJUVENIL NA CONTÍSTICA DE MIA COUTO SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDOS NARRATIVOS. Caderno Seminal, (41). https://doi.org/10.12957/seminal.2022.61034
Seção
Dossiê: Imagens de infâncias em literaturas africanas e/ou das diásporas africanas
Biografia do Autor

Flavio García, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ; bolsista PROCIÊNCIA (UERJ-FAPERJ). Pós-doutor na área de Culturas e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2021), na área de Teoria da Literatura, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2016), na área de Estudos da Literatura do PPGLetras da UFRGS (2012), e na área de Poética do PPG em Ciência da Literatura da UFRJ (2008); doutor em Letras pela PUC-Rio (1999); mestre em Letras pela UFF (1995); líder do Grupo de Pesquisa/CNPq "Nós do Insólito: vertentes da ficção, da teoria e da crítica"; pesquisador dos Grupos de Pesquisa "Vertentes do Fantástico na literatura" e " A narrativa ficcional para crianças e jovens: teorias e práticas"; membro fundador do GT ANPOLL "Vertentes do Insólito Ficcional";integra a equipe de pesquisadores do CLP da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e do GEF da Universidad Autónoma de Barcelona.