SOB A PELE DA ALMA: NICOLÁS GUILLÉN E A POESIA PARA CRIANÇAS DE QUALQUER IDADE

Conteúdo do artigo principal

Rosane Maria Cardoso

Resumo

Nicolás Guillén, poeta cubano conhecido pelo seu ativismo político e social, valeu-se da experiência pessoal e das andanças pelos bairros pobres de La Habana para pensar sobre o mundo cubano que o envolvia totalmente. O poeta dedicou parte de sua extensa obra à infância. Este artigo apresenta algumas reflexões a respeito da poesia de Guillén para crianças e de temas relacionados ao racismo e à identidade cubana. Discute-se, na análise, os modos como o poeta recusa uma “poesia negra” para chegar a uma poesia cubana, isto é, pautada na transculturação. O objetivo deste estudo é enfatizar o papel social da literatura na vida dos leitores de qualquer idade. Além do valor estético, emocional e cognitivo, ler e/ou ouvir aproxima adultos e crianças do entorno cultural, através do qual é possível (re)conhecer a si e ao outro.

Detalhes do artigo

Como Citar
Cardoso, R. M. (2022). SOB A PELE DA ALMA: NICOLÁS GUILLÉN E A POESIA PARA CRIANÇAS DE QUALQUER IDADE. Caderno Seminal, (41). https://doi.org/10.12957/seminal.2022.60175
Seção
Dossiê: Imagens de infâncias em literaturas africanas e/ou das diásporas africanas
Biografia do Autor

Rosane Maria Cardoso, Universidade Federal de Rio Grande

Rosane Maria Cardoso é professora-colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC e professora-visitante da Universidade Federal do Rio Grande/FURG. RS, Brasil. Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002), com pós-doutorado pela Universidad de Granada/Espanha. Como pesquisadora, trabalha com os temas: Memória, violência e narrativas de si. Membro dos Grupos de Pesquisa do CNPq Literatura, Imaginário e Poéticas da Contemporaneidade e Práticas do Ensino em Letras. Participa do GT da ANPOLL Leitura e Literatura infantil e juvenil.http://lattes.cnpq.br/2580718280810312https://orcid.org/0000-0002-8471-307XE-mail: cardoso.rosanem@gmail.com: