TAYÓ E AKIN: INFÂNCIAS NO ESPAÇO (NÃO) ESCOLAR NA LITERATURA PARA CRIANÇAS E JOVENS

Conteúdo do artigo principal

Leandro Passos
Luana Passos

Resumo

Este artigo objetiva analisar, por meio de texto literário, o enfrentamento das personagens protagonistas das obras O mundo no black power de Tayó (2013) e O black power de Akin (2020), da escritora Kiusam de Oliveira, na instituição escolar e não escolar quanto à problematização do racismo e do preconceito racial. Além disso, o presente texto procura destacar a importância do espaço familiar no que diz respeito à construção da identidade positiva e afirmativa de crianças negras já nas primeiras infâncias. Para tanto, serão utilizados os estudos de Nogueira e Alves (2019), os de Passos e Passos (2018), os de Gomes (2019, 2006), além de outros autores.

Detalhes do artigo

Como Citar
Passos, L., & Passos, L. (2022). TAYÓ E AKIN: INFÂNCIAS NO ESPAÇO (NÃO) ESCOLAR NA LITERATURA PARA CRIANÇAS E JOVENS. Caderno Seminal, (41). https://doi.org/10.12957/seminal.2022.59545
Seção
Dossiê: Imagens de infâncias em literaturas africanas e/ou das diásporas africanas
Biografia do Autor

Leandro Passos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul / IFMS Campus Três Lagoas

Possui graduação em Letras (2004) pela UNESP - Campus de São José do Rio Preto (IBILCE), Mestrado em Estudos Literários (2008) pela UNESP - Campus de Araraquara (FCL-Ar), e Doutorado em Letras (2012) pela UNESP - Campus de São José do Rio Preto (IBILCE). Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul – IFMS Campus Três Lagoas. Possui contos e poemas publicados. Pós Doutor (2018-2020) com o tema: mitos bantos e iorubás na obra da escritora Conceição Evaristo. Secretário do NEABI do IFMS/TL. Integrante do Grupo de Pesquisa Gênero e raça.

Luana Passos, UNESP/IBILCE-SJRP; Secretaria Municipal de Educação SJRP.

Programa de Pós-graduação em Letras. Formadora da Secretaria de Educação de São José do Rio Preto. Possui poemas e contos no Cadernos Negros. Doutorando em Letras na UNESP-IBILCE/SJRP.