MAMANA FANISSE, DE JOSÉ CRAVEIRINHA: ONDE A ESCRITA CARREGA DOR

Conteúdo do artigo principal

Avani Souza Silva

Resumo

Resumo: José Craveirinha foi um poeta e escritor dos mais engajados em Moçambique contra a colonização portuguesa. Foi também um dos primeiros poetas moçambicanos a assumir os valores da Negritude e da Moçambicanidade. Sua poética é inspirada no cotidiano de seu país, que ele toma como metonímia da África: identidade africana, memórias familiares e também a fome, o abandono, a miséria, o racismo, a falta de oportunidades, a doença e a morte. A infância é um tema importante na prosa do escritor, em que ele mostra a miséria e abandono a que as crianças estavam relegadas durante o colonialismo português. Para mostrar esse aspecto da obra de Craveirinha, analisaremos o conto “Mamana Fanisse”, do livro Hamina e outros contos, apontando diálogos intratextuais na obra que reforçam o tema. Com base na noção de identidade e resistência cultural concebidos por Stuart Hall (2006) focalizaremos os elementos identitários utilizados na obra pelo escritor que reforçam essas noções, como a música por exemplo.

 

 

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, A. S. (2022). MAMANA FANISSE, DE JOSÉ CRAVEIRINHA: ONDE A ESCRITA CARREGA DOR. Caderno Seminal, (41). https://doi.org/10.12957/seminal.2022.59393
Seção
Dossiê: Imagens de infâncias em literaturas africanas e/ou das diásporas africanas
Biografia do Autor

Avani Souza Silva, Grupo de Pesquisa de Produtos Literários e Culturais para Crianças e Jovens (CNPq/USP)

Graduada em Letras pela Universidade de São Paulo; licenciada em Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Portuguesa, mestre e doutora em Letras pelo Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, na mesma instituição.