MEMÓRIA E HISTÓRIA: A CONSTRUÇÃO DO FEMININO EM O ALEGRE CANTO DA PERDIZ, DE PAULINA CHIZIANE

Conteúdo do artigo principal

Luciana Morais da Silva

Resumo

O propósito da presente reflexão é identificar em O alegre canto da perdiz, da escritora Paulina Chiziane, os processos de construção das personagens. O percurso narrativo envereda por traumas e dores pertencentes aos conflitos coloniais e também pelo sofrimento recorrente imputado ao feminino. A proposta foi identificar as gerações de mulheres retratadas na obra e analisar os diversos sentidos existentes em suas vidas. Pretende-se perceber como os traumas coloniais asseveram a condição subserviente da mulher. Sob o olhar de Chiziane, o Moçambique colonial é observado como uma nação a ser explorada e, por isso, o feminino é jogado na obscuridade. A autora celebra a força da mulher, capaz de subverter as mais diversas dores e, por fim, fazer nascer a esperança, principalmente ao se resguardar no sagrado da memória e no combate contras as mazelas que invadiram sua terra.   

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, L. M. da. (2021). MEMÓRIA E HISTÓRIA: A CONSTRUÇÃO DO FEMININO EM O ALEGRE CANTO DA PERDIZ, DE PAULINA CHIZIANE. Caderno Seminal, (39). https://doi.org/10.12957/seminal.2021.58977
Seção
Escrita de Mulheres: prosa em língua portuguesa e comparatismos
Biografia do Autor

Luciana Morais da Silva, Faculdade Unyleya UERJ

                              

Luciana Morais da Silva é  Pós-Doutora em Letras - Estudos de Literatura - Teoria da Literatura e Literatura Comparada - pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2020). Doutora em Letras - Teoria da Literatura e Literatura Comparada - pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Doutora em Letras - Literatura de Língua Portuguesa - pela Universidade de Coimbra, em regime de cotutela (2016). Atua como professora/tutora da Faculdade Unyleya. Trabalha também com consultoria acadêmica e revisora.

Academia.edu: https://uerj.academia.edu/LucianaSilva

Lattes:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4235263J5