“NO ESPAÇO INTERIOR DE CADA POEMA”: O DIÁFANO E O PALPÁVEL NAS “ARTES POÉTICAS” DE SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN

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Elisa Andrade Buzzo

Resumo

Este ensaio busca identificar, apresentar e discutir conteúdos e conceitos dos cinco textos “Arte poética”, da poeta portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen. Uma sintética e pontual retrospectiva do conceito inicial de “arte poética” e a leitura de uma seleção de poemas da autora permeiam essa sondagem pelo sentido de suas “Artes poéticas”. Assim, como pré-requisito, é realizada uma breve retomada de significados do termo “arte poética”, inclusive sendo tratados alguns pontos da Arte Poética de Horácio, a chamada “Carta aos Pisões”. Ainda, nessa contextualização, fazemos uma referência à fundamental Poética, de Aristóteles, e ao poema Arte Poética, de Nicolas Boileau-Despréaux. Em seguida, são esmiuçadas sequencialmente as “Artes poéticas” de Sophia de Mello, pequenos textos nos quais, de modo geral, essa poeta tece considerações sobre seu processo de escrita e seu pensamento sobre poesia. Concomitantemente, são colocados em discussão alguns poemas da autora, em termos tanto analíticos quanto comparativos às suas “Artes poéticas”, tendo em vista os tópicos: desígnios do fazer poesia, entendimento da própria poesia, do lugar e do papel do poeta, assim como a relação que se coloca entre poesia e poeta. Será uma oportunidade para ponderar de qual forma alguns de seus poemas se relacionam com o ideário de suas “Artes poéticas”. A princípio, serão poéticas ligadas à exatidão, à objetividade frente ao real, à atitude racionalizada, à postura de economia e síntese no discurso. Entretanto, observamos que no seu pensamento sobre poesia há certezas palpáveis, como também aspectos cercados por intuição e volatilidade.

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Como Citar
Buzzo, E. A. (2021). “NO ESPAÇO INTERIOR DE CADA POEMA”: O DIÁFANO E O PALPÁVEL NAS “ARTES POÉTICAS” DE SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN. Caderno Seminal, (38). https://doi.org/10.12957/seminal.2021.58959
Seção
Escrita de Mulheres: poesia
Biografia do Autor

Elisa Andrade Buzzo, Universidade de Lisboa (UL)

Elisa Andrade Buzzo é doutoranda (2021) na área de Literatura Brasileira no programa de doutoramento em Estudos Portugueses e Românicos e mestre em Estudos Brasileiros

 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). Participa com o capítulo “Representações da figura feminina na virada do Império para a República no Brasil: possíveis retratos da mulher burguesa e a impossibilidade de um retrato político” no livro Representação política e cidadania no espaço da lusofonia (Recife: Edupe, 2020). Organizadora e apresentadora da antologia de poesia Caos portátil, poesía contemporánea del Brasil (Cidade do México: El Billar de Lucrecia, 2007). Publicou os livros de poemas Notas errantes (São Paulo: Patuá, 2017), Vário som (São Paulo: Patuá, 2012, finalista do Prêmio Jabuti 2013 na categoria Poesia) e Se lá no sol (Rio de Janeiro: 7Letras, 2005). Escreve crônicas para a revista eletrônica Digestivo Cultural (www.digestivocultural.com). Parte de sua produção foi reunida nas antologias: O gosto da cidade em minha boca (São Paulo: Patuá, 2018) e Reforma na Paulista e um coração pisado (São Paulo: Oitava Rima, 2013).

ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-0334-9764;

Cv: http://lattes.cnpq.br/3826891172844308;

Email:elisakrone@campus.ul.pt.