MULHERES E A APROPRIAÇÃO DO LUGAR DE AUTORIA NO PIAUÍ NO FINAL DO SÉCULO XIX E PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX

Conteúdo do artigo principal

Olivia Candeia Lima Rocha
Saulo Cunha de Serpa Brandão

Resumo

O final do século XIX e as primeiras décadas do século XX foi um período de transição na sociedade brasileira, caracterizado por transformações de caráter social, político e cultural. Nesse contexto, as mulheres se apropriaram da escrita de caráter público, na imprensa e na literatura, e utilizavam esses veículos de comunicação como forma de reivindicar a ampliação da atuação feminina na sociedade. Esse texto procura refletir sobre o processo de apropriação feminina dos lugares de autoria, utilizando como fontes textos publicados em periódicos como Borboleta (1906); O Piauí (1926) e as obras Flores Incultas (1875) de autoria de Luiza Amélia de Queiroz e Fases do meu passado (1983) de Lili Castelo Branco. Essa análise se pautou em autores como Michel Foucault, Nicolau Sevcenko e Norma Telles que auxiliaram na percepção da literatura como um espaço de prestígio e poder, sobretudo, no período em questão.

 

Detalhes do artigo

Como Citar
Lima Rocha, O. C., & Brandão, S. C. de S. (2021). MULHERES E A APROPRIAÇÃO DO LUGAR DE AUTORIA NO PIAUÍ NO FINAL DO SÉCULO XIX E PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX. Caderno Seminal, (39). https://doi.org/10.12957/seminal.2021.58414
Seção
Escrita de Mulheres: prosa em língua portuguesa e comparatismos
Biografia do Autor

Olivia Candeia Lima Rocha, UFPI

Doutorado em História pela UNICAMP. Professora do Curso de História do Campus Senador Helvidio Nunes de Barros (UFPI).

Saulo Cunha de Serpa Brandão, Professor Adjunto A na UFRPE

Doutor em Letras (UFPE/ISU), Teoria da Literatura, com duas missões de pós-doutorado concluídas, a primeira no NUPIL/UFSC e a segunda junto ao The New Book Group da University of Washington – Seattle. Aposentado da UFPI como Professor Titular de literatura e atualmente Professor Adjunto A na UFRPE.