A CONDIÇÃO FEMININA DA MULHER NEGRA EM “MARIA”, DE CONCEIÇÃO EVARISTO, E “NO SEU PESCOÇO”, DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE

Conteúdo do artigo principal

Lorrany Andrade da Cruz
Flávio Pereira Camargo

Resumo

Resumo: Neste artigo temos como objetivo investigar como mulheres negras de diferentes diásporas africanas experienciam e manifestam (no sentido de manifesto, denúncia), em seu tempo-lugar, opressões estruturais relacionadas ao colonialismo, tais como o racismo, o sexismo e o classicismo (KILOMBA, 2019), rompendo com o discurso hegemônico e com a ótica colonizadora sobre seus corpos, suas identidades e sua sexualidade (COLLINS apud BERTH, 2018). Para tanto, pretendemos analisar as vivências distintas dessas personagens, tendo em vista o contexto sociocultural brasileiro, no conto “Maria”, de Olhos d’água (2016), de Conceição Evaristo, e o contexto diaspórico entre Nigéria e Estados Unidos no conto “No seu pescoço”, de No seu pescoço (2017), de Chimamanda Adichie, observando como as personagens femininas são silenciadas e como enfrentam esse silenciamento. A escolha dessas autoras e de suas obras decorre de uma necessidade latente na contemporaneidade de um olhar sobre as questões de gênero interseccionadas com raça e classe sem a necessidade de hierarquizá-las (RIBEIRO, 2019), pois essas categorias se intercruzam na perspectiva do feminismo negro, buscando romper com uma cisão criada por uma sociedade desigual, patriarcalista e heterossexista.

Detalhes do artigo

Como Citar
Cruz, L. A. da, & Camargo, F. P. (2021). A CONDIÇÃO FEMININA DA MULHER NEGRA EM “MARIA”, DE CONCEIÇÃO EVARISTO, E “NO SEU PESCOÇO”, DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE. Caderno Seminal, (39). https://doi.org/10.12957/seminal.2021.58349
Seção
Escrita de Mulheres: prosa em língua portuguesa e comparatismos
Biografia do Autor

Lorrany Andrade da Cruz, Universidade Federal de Goiás/ Faculdade de Letras/ Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística/ Mestranda em Estudos literários.

Graduada em Letras - Português pela Universidade Federal de Goiás. Mestrado em andamento em Letras e Linguística (Estudos Literários) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e Produção textual. É corretora de redação em colégios particulares de Goiânia e dá aulas de reforço de redação, gramática e literatura.

Flávio Pereira Camargo, Universidade Federal de Goiás/ Faculdade de Letras/ Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística/ Professor Associado de Literatura Brasileira

Flávio Pereira Camargo é Professor Associado de Literatura Brasileira da Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Goiás, com atuação na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. Suas pesquisas se concentram em estudos sobre a narrativa brasileira contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativa metaficcional, literatura e estudos de gênero (gender), literatura e homoerotismo, literatura e estudos culturais, representação e autorrepresentação de grupos marginalizados na literatura. Organizou vários livros sobre literatura brasileira contemporânea e sobre literatura e homoerotismo, além de ter inúmeros artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. É líder do Grupo de Pesquisa "Estudos sobre a narrativa brasileira contemporânea" (CNPq/UFG) e membro do GT "Homocultura e Linguagens", vinculado à ANPOLL.