JODI PICOULT: NOVOS CAMINHOS PARA A ESCRITA DE AUTORIA FEMININA

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Carla Alexandra Ferreira
Raquel Terezinha Rodrigues

Resumo

O objetivo deste artigo é, refletir, por meio da leitura do romance Leaving Time (2014) de Jodi Picoult, sobre os caminhos para que apontam os textos de autoria feminina no contexto estadunidense contemporâneo. Esse olhar será guiado pelas discussões apresentadas por Elisabeth Badinter (2005) sobre os rumos que o feminismo tomou a partir da década de 1990 e pelas reflexões de Judith Butler (2012) para o conceito de mulher na trajetória do movimento feminista e as declarações de Elaine Showalter sobre a ficção feminina contemporânea dos Estados Unidos. Picoult, por meio desse romance complexo, construído por múltiplas vozes e gêneros, fala de um momento, principalmente a seu público estadunidense, da necessidade de revisões, de novos caminhos, de se repensar os conceitos estabelecidos sobre amor, família, e maternidade. Partindo do mote da relação entre elefantes, e da busca de uma adolescente pela mãe desaparecida por dez anos, as protagonistas percebem a necessidade de se pensar diferente, de se relacionar de modo diverso, de não optar pela vitimização, ou como aponta Alice, a pesquisadora dos elefantes africanos, pelo “pensamento em círculos”. Para além do mistério sobrenatural, o romance discute como as perdas e partidas, as separações, desestabilizam verdades pessoais e, por conseguinte, sociais, alinhadas com a fragmentação textual, de vozes presente no romance, não nos permitindo categorizações. Na busca pela mãe, Jena experimenta um relacionamento familiar diferente. Cada personagem precisa se despojar de suas ideias pré-estabelecidas e perceber que seu caminho está por fazer, assim como a proposta de novos rumos para lidar com a questão da(s) mulher(es) na contemporaneidade.

Detalhes do artigo

Como Citar
Ferreira, C. A., & Rodrigues, R. T. (2022). JODI PICOULT: NOVOS CAMINHOS PARA A ESCRITA DE AUTORIA FEMININA. Caderno Seminal, (40). https://doi.org/10.12957/seminal.2021.58268
Seção
Escrita de Mulheres: prosa em línguas estrangeiras e comparatismos
Biografia do Autor

Carla Alexandra Ferreira, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Docente Associado do Departamento de Letras - Área de Língua Inglesa e suas Literaturas e Membro permamente do Programa de Pós-graduação em Estudos de Literatura - PPGLit - UFSCar - SP, Brasil. No anos de 2018 a 2019, realizou estágio pós-doutoral na University of South Carolina - EUA. Foi também Professor Visitante na University of Iowa, Iowa City, IA, EUA, em 2014, com bolsa Capes e Fulbright. Com graduação pela UNESP (1990) e Mestrado e Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela USP (1996, 2003), concentra seus estudos na área de Literaturas Estrangeiras Modernas, principalmente com os temas: John Updike, crítica materialista, Fredric Jameson e leitura política e estudos da cultura, estudos de gênero (autoras inglesas oitocentistas). Atualmente desenvolve pesquisa em Literatura e cinema, com enfase na investigação das adaptações feitas da obra de Jane Austen. Lidera o Grupo de Pesquisa, Diálogos Literários e integra o grupo de pesquisa de estudos oitocentistas na USP, concentrando-se na escrita de autoria feminina.

Raquel Terezinha Rodrigues, UNICENTRO

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutorado em Literatura (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente exerce o cargo de professor associado da Universidade Estadual do Centro-Oeste (PR) e atua como Professora colaboradora do PPGLit/UFSCar. Tem experiência na área de Literatura, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: recepção crítica, memórias, autobiografias, Literaturas de expressão portuguesa