QUESTÕES DE AUTORIA FEMININA NO CONTO “THE CROP”, DE FLANNERY O’CONNOR

Conteúdo do artigo principal

Débora Ballielo Barcala

Resumo

O presente trabalho busca analisar “The Crop”(1947), ou “A colheita”(2008), um dos primeiros contos da carreira literária de Flannery O'Connor. Essa narrativa faz parte da dissertação de mestrado em escrita criativa de O’Connor e, curiosamente, desenvolve o tema da mulher escritora. Os esforços de Miss Willerton, a protagonista, em refletir sobre seu fazer literário são sempre interrompidos com preocupações cotidianas e mundanas. A função doméstica esperada da mulher sulista, mesmo no século XX, é sempre imposta e lembrada a Miss Willerton, e portanto, mesmo não sendo casada e não possuindo filhos, ela não consegue se libertar de seu papel de “anjo do lar” para se dedicar inteiramente à escrita. Outros empecilhos enfrentados pela protagonista são a falta de recursos financeiros (problema este comum a muitas escritoras e descrito por Virginia Woolf em Um teto todo seu) e sua falta de experiência de vida, já que até suas leituras são censuradas pela família. Desse modo, com base em Elaine Showalter (1986), Sarah Gordon (2003) e Virginia Woolf (2013), propomos analisar o conto em questão não apenas como uma narrativa irônica que debocha de uma aspirante a escritora que não consegue realmente produzir um texto, mas como uma representação dos principais problemas enfrentados pelas mulheres que almejavam a carreira literária em sociedades patriarcais e ocidentais.

Detalhes do artigo

Como Citar
Barcala, D. B. (2022). QUESTÕES DE AUTORIA FEMININA NO CONTO “THE CROP”, DE FLANNERY O’CONNOR. Caderno Seminal, (40). https://doi.org/10.12957/seminal.2021.58246
Seção
Escrita de Mulheres: prosa em línguas estrangeiras e comparatismos
Biografia do Autor

Débora Ballielo Barcala, Unesp/Assis

Doutoranda em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e bolsista de doutorado da Fapesp. Mestra em Letras na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho com período sanduíche na Georgia College and State University (EUA). Graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Foi bolsista de iniciação científica e mestrado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: Flannery OConnor, tradução literária, grotesco, literatura de autoria feminina. Foi selecionada para um programa de intercâmbio de três semanas na University of Oxford (Inglaterra).