NAS PÁGINAS DO MULHERIO (1981-1988): UM PANORAMA SOBRE A CRÍTICA LITERÁRIA FEMINISTA E A QUESTÃO HISTORIOGRÁFICA

Conteúdo do artigo principal

Virgínea Novack Santos da Rocha
Jaísa Girardi Morais

Resumo

Partindo-se da análise das 41 edições do jornal Mulherio, posterior Nexo - Feminismo, informação e cultura,  que circulou entre 1981 e 1989, buscou-se perceber o modo como o periódico feminista aborda questões sobre literatura produzidas por mulheres e a suas participações na historiografia literária, levando-se em consideração os diversos processos de inferiorização, silenciamento, exclusão e a apagamentos que escritoras mulheres e suas literaturas são submetidas pela crítica hegemônica. Nesse sentido, foi possível perceber que há no jornal um grande interesse na recuperação de escritoras do passado e divulgação de escritoras do presente da publicação, além do interesse em discutir temas próprios à “escrita feminina”, isto é, uma crítica literária própria à literatura de mulheres. Dessa forma, a partir desses dois movimentos do próprio Mulherio foi possível recuperar e analisar situações contextuais de sua exclusão escritoras relativamente grande circulação ao seu tempo, mas ainda assim excluídas do cânone oficial das histórias literárias: Cassandra Rios, Maria Elisabete Lima Mota e Dinorath do Valle.

Detalhes do artigo

Como Citar
da Rocha, V. N. S., & Morais, J. G. (2021). NAS PÁGINAS DO MULHERIO (1981-1988): UM PANORAMA SOBRE A CRÍTICA LITERÁRIA FEMINISTA E A QUESTÃO HISTORIOGRÁFICA. Caderno Seminal, (38). https://doi.org/10.12957/seminal.2021.58236
Seção
Escrita de Mulheres: poesia
Biografia do Autor

Virgínea Novack Santos da Rocha, Pontifícia Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda, com bolsa integral CAPES, e mestra em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduada em Letras, habilitação Português e Literatura, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Coordenadora do Grupo de estudos: LEITURAS PLURAIS: Mulheres e literatura brasileira contemporânea As áreas de interesse e desenvolvimento de pesquisa são História da literatura, história das mulheres e estudos de feminismo/gênero.

Jaísa Girardi Morais, PUCRS

Mestranda em Teoria da Literatura na PUCRS e bolsista integral pela CAPES. Graduada em Letras Português pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Participação na organização do grupo de estudos " Leituras plurais: Mulheres e literatura brasileira contemporânea".