O CONTO PÓS-MODERNO DE AUTORIA FEMININA: ANÁLISE DO CONTO “PENÉLOPE MANDA LEMBRANÇAS”, DE MARINA COLASANTI

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Rosa Maria Cuba Riche
Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira

Resumo

Este artigo apresenta um recorte da pesquisa em andamento, vinculada ao programa de Pós-Doutoramento da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus de Assis – São Paulo, intitulada “A Literatura juvenil de autoria feminina premiada: Lygia Bojunga Nunes e Marina Colasanti”. Surge como retomada e continuidade de investigações desenvolvidas durante o Mestrado (UFRJ) e o Doutorado (UFRJ), sobre literatura infantil e juvenil de autoria feminina. Pela brevidade deste artigo e complexidade da escrita de Colasanti, objetiva-se apresentar a análise somente do conto homônimo ao título do livro Penélope manda lembranças (2001). Para a consecução do objetivo, parte-se das modalidades do conto e verifica-se em que medida a escrita da autora reflete esteticamente as questões do contexto de produção, através do tratamento dos temas, da presença do insólito, da técnica narrativa, do burilamento da forma, enfim, das marcas que imprime em seus textos. Como aporte teórico, recorremos aos estudos da Estética da Recepção e do Efeito (JAUSS, 1994; ISER, 1996, 1999); das questões relativas à Pós-modernidade preconizadas por Bauman (2001; 2020) e Resende (2008); dos estudos feitos sobre o conto enquanto gênero literário por Jolles (1976), Moisés (1970); Todorov (1972); Xavier (1987); e dos estudos sobre a produção de autoria feminina de Dietzel (2002); Lauretis (1994), entre outros. Os resultados desta pequena amostra da pesquisa confirmam as hipóteses levantadas sobre as influências do contexto de produção na estética de Colasanti.

Detalhes do artigo

Como Citar
Riche, R. M. C., & Ribeiro Ferreira, E. A. G. (2021). O CONTO PÓS-MODERNO DE AUTORIA FEMININA: ANÁLISE DO CONTO “PENÉLOPE MANDA LEMBRANÇAS”, DE MARINA COLASANTI. Caderno Seminal, (39). https://doi.org/10.12957/seminal.2021.57984
Seção
Escrita de Mulheres: prosa em língua portuguesa e comparatismos
Biografia do Autor

Rosa Maria Cuba Riche, Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - UERJ

Possui graduação em Letras - Português Literaturas pela Universidade Gama Filho (1972), mestrado em Letras Vernáculas (Literatura Brasileira) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) e doutorado em Letras Vernáculas (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). É professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando no Departamento de Línguas e Literatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação Básica - PPGEB. Pesquisadora do CNPq e membro do GT de Leitura e literatura infantil e juvenil da ANPOLL. Membro integrante do Grupo de Pesquisa "EnLIJ - Encontros com a Literatura Infantil/Juvenil: ficção, teorias e práticas" e do "Núcleo de Estudos em Literatura InfantoJuvenil da UERJ” (NELIJ-UERJ,) e do Grupo de Pesquisa LEDEN – Linguagem e Educação: Ensino e Ciência, (CAp/UERJ). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Prática de Ensino em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, leitura, produção e revisão de textos, formação de professores, literatura infanto-juvenil .É membro do júri do prêmio Anual da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil desde 1979. Dos livros publicados, destacam-se: Oficina da Palavra: ler e escrever bem para viver melhor, Ed. FTD; Brasil em cantos e versos: natureza, Ed Melhoramentos; Oficina de textos : leitura e redação, ( 4 volumes ) Ed Saraiva, ; Análise e produção de textos, Ed. Contexto, além de capítulos de livros, artigos publicados em revistas acadêmicas e periódicos de grande circulação.

Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - FCL Assis - SP

Professora na graduação e pós-graduação em Letras da UNESP, Câmpus de Assis - SP.