LITERATURA JUVENIL BRASILEIRA E INTERTEXTUALIDADE: O JOVEM E SEUS ENCONTROS COM LEITURAS OUTRAS

Conteúdo do artigo principal

Andréia de Oliveira Alencar Iguma
Marisa Martins Gama-Khalil

Resumo

O presente artigo, escrito a quatro mãos – orientanda e orientadora, nasce a partir de reflexões tecidas em uma pesquisa de doutoramento (fase de conclusão) que tem como objetivo analisar as representações dos jovens protagonistas das obras premiadas pela FNLIJ (2000 a 2017). Para este momento, afunilaremos nossos olhares em dois pontos específicos: focalizar acerca da literatura entendida como juvenil e analisar especificamente a contribuição das alusões intertextuais presentes na narrativa O fazedor de velhos (2008), do escritor Rodrigo Lacerda. Para tanto, nos apoiaremos em alguns estudiosos que têm contribuído com a consolidação da LJ enquanto sistema, sendo eles, Ceccantini (2010), Ramos (2016), Navas (2016), e a fim de pensar a intertextualidade partiremos da noção de dialogismo de Bakhtin (1997) e do conceito intertextualidade cunhado por Kristeva (1974).

Detalhes do artigo

Como Citar
Iguma, A. de O. A., & Gama-Khalil, M. M. (2020). LITERATURA JUVENIL BRASILEIRA E INTERTEXTUALIDADE: O JOVEM E SEUS ENCONTROS COM LEITURAS OUTRAS. Caderno Seminal, 34(34). https://doi.org/10.12957/cadsem.2020.48173
Seção
Dossiê: Literaturas para crianças e jovens: teoria, metodologia, crítica e historiografia literárias
Biografia do Autor

Andréia de Oliveira Alencar Iguma, Centro Universitário da Grande Dourados

Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU; Mestre em Letras (Literatura e Práticas Culturais) pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2012); Graduada em Letras também pela UFGD (2007).Professora formadora na Travessia Literária - Assessoria Educacional. Integrante ativa do comitê do PROLER na cidade de Dourados - MS. É professora do curso de Letras do Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN. Atua principalmente nos seguintes temas: críticas literárias, literatura e ensino, vertentes do insólito e literatura infantil e juvenil

Marisa Martins Gama-Khalil, Universidade Federal de Uberlândia

Possui Doutorado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Araraquara (2001). Trabalhou de 1987 a 2006 na Universidade Federal de Rondônia. Atualmente, é professora da Universidade Federal de Uberlândia, onde atua na graduação em Letras, no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários e no Mestrado Profissional em Letras. É líder do Grupo de Pesquisas em Espacialidades Artísticas/CNPq e pesquisadora Produtividade em Pesquisa - CNPq. É membro do GT da ANPOLL Vertentes do Insólito Ficcional. É coordenadora do CENA (Colóquio de Estudos em Narrativa), evento realizado bienalmente na UFU. Realizou o Estágio Sênior Pós-Doutoral na Universidade de Coimbra com projeto contemplado com bolsa CAPES. Atualmente faz parte do núcleo de investigadores do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra. Tem livros, artigos e capítulos de livro publicados, com ênfase nas reflexões sobre o espaço ficcional e sobre a narrativa fantástica; nas questões inerentes à literatura infantil e juvenil e ao letramento literário; bem como nas relações plausíveis entre Teoria Literária e Análise do Discurso.