A CULTURA POPULAR NA NARRATIVA INFANTOJUVENIL DE MONTEIRO LOBATO

Conteúdo do artigo principal

Poliana Bernabé Leonardeli

Resumo

: O artigo se propõe a identificar a presença da cultura popular na obra infantil de Monteiro Lobato, evidenciando a relação da literatura infanto-juvenil, desse autor, com os saberes populares nacionais. Considera-se, também, nesta análise, que as referências à cultura popular utilizadas por Lobato na construção do imaginário em torno do sitio e suass personagens, acabam por contribuir para o tom sarcástico da narrativa, uma vez que a marca da cultura popular e o confronto com uma ordem já estabelecida. À procura de salientar a importância do livre-pensamento, sobretudo no universo da infância, o autor recorre a um conjunto de saberes marginalizado, pertencente a uma consciência coletiva, cujos valores e sentidos foram desprezados por determinadas classes e pensadores da época. A produção do artigo tem como base material bibliográfico.

Detalhes do artigo

Como Citar
Leonardeli, P. B. (2020). A CULTURA POPULAR NA NARRATIVA INFANTOJUVENIL DE MONTEIRO LOBATO. Caderno Seminal, 35(35). https://doi.org/10.12957/cadsem.2020.48052
Seção
Dossiê: Literaturas para crianças e jovens: teorias, metodologias e experiências didáticas e formativas
Biografia do Autor

Poliana Bernabé Leonardeli, Faceli (Faculdade de Ensino Superior de Linhares)

Mestre em estudos literarios pela UFES. Atua como docente titular na Faceli,onde dedica-se a pesquisas na area de Literatura infantojuvenil.