RUI DE OLIVEIRA EM NARRATIVA VISUAL E O ENSINAR A LER LIVROS DE IMAGEM: AS AVENTURAS DE JOÃO SEM FIM NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO

Conteúdo do artigo principal

Gisele de Assis Carvalho Cabral
Cyntia Graziela Guizelim Simões Girotto

Resumo

Este Artigo tem o propósito de defender a importância do ensino do ato de ler Literatura na escola desde a mais tenra idade, mais particularmente a necessidade do ensino do ato de ler livros de imagem como premissa essencial para a formação do leitor literário. Partindo do pressuposto de que, na escola atual, no que se refere ao ensino do ato de ler Literatura, não se dá a consideração devida aos ilustradores no universo literário e, em contraposição, ancoradas na ideia de que o ato de ler imagens se constitui como processo de atribuição de sentidos pelo leitor, este texto se propõe a contribuir com possibilidades de análise e proposta prática por meio das estratégias de leitura tendo como base um livro do autor e ilustrador Rui de Oliveira, a fim de que os alunos possam compreender as narrativas visuais com as quais se deparam no cotidiano, colaborando assim para a sua formação como leitor literário. Como suporte para a discussão, recorre a teóricos como Girotto; Souza (2010), Linden (2011), Arena (2015), Faria (2016) e Mello (2016).

Detalhes do artigo

Como Citar
Cabral, G. de A. C., & Girotto, C. G. G. S. (2020). RUI DE OLIVEIRA EM NARRATIVA VISUAL E O ENSINAR A LER LIVROS DE IMAGEM: AS AVENTURAS DE JOÃO SEM FIM NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO. Caderno Seminal, 35(35). https://doi.org/10.12957/cadsem.2020.46711
Seção
Dossiê: Literaturas para crianças e jovens: teorias, metodologias e experiências didáticas e formativas
Biografia do Autor

Gisele de Assis Carvalho Cabral, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

Graduada em Pedagogia pela UNESP – Marília, e aluna de Mestrado pela mesma Universidade. Atualmente é professora de EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) da Prefeitura Municipal de Marília e tem experiência na área da Coordenação Pedagógica. É integrante do Grupo de Pesquisa Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação (UNESP- Marília). Email: gikbral7@hotmail.com

 

Cyntia Graziela Guizelim Simões Girotto, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

Livre-docente em Leitura e Escrita pela Universidade Estadual Paulista (2016). Pós-doutorado em Leitura e Literatura Infantil pela Universidade de Passo Fundo (2015). Doutora em Educação pela Unesp (1999). Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1995). Pedagoga pela Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp - Marília (1992). Atuou entre os anos de 1992 a 2000, em instituições públicas e particulares: no CEFAM (Centro de Estudo, Formação e Aperfeiçoamento do Magistério) e em três universidades como professora de Didática e Supervisora de Estágio, além de coordenadora da Pedagogia e de Avaliação Institucional.