BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE FERRAMENTA PSICOPEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL

Conteúdo do artigo principal

Priscila Ferreira da Silva Bento
Sheila Venancia da Silva Vieira

Resumo

Neste trabalho destaca-se que o uso da Literatura Infantil e seus elementos imagéticos, aliados ao conhecimento de técnicas psicopedagógicas, corrobora o processo de ensino-aprendizagem, apresentando-se como um recurso educativo de eficácia na escolarização de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento. Apoiados pela perspectiva histórico-cultural de Vygotsky (2010), reafirma-se a relação desse processo com a mediação social. Com base na concepção do pensamento simbólico, busca-se o “entrelugar” das interações sociais e do estímulo a capacidade de aprendizagem e memorização. Como resultados, observaram se ganhos construídos na inserção de leituras e dinâmicas no ambiente escolar, nas habilidades afetivas, cognitivas e psíquicas, atendendo às especificidades do sujeito.

Detalhes do artigo

Como Citar
da Silva Bento, P. F., & da Silva Vieira, S. V. (2020). BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE FERRAMENTA PSICOPEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL. Caderno Seminal, 35(35). https://doi.org/10.12957/cadsem.2020.46568
Seção
Dossiê: Literaturas para crianças e jovens: teorias, metodologias e experiências didáticas e formativas
Biografia do Autor

Priscila Ferreira da Silva Bento, Fundação Educacional Unificada Campograndense - FEUC

Graduada em Letras./ Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica.

Sheila Venancia da Silva Vieira, Fundação Educacional Unificada Campograndense - FEUC

Profa. Ma. em Diversidade e Inclusão