O UNIVERSO INFANTIL DE CLARICE LISPECTOR: UMA LEITURA DA ORALIDADE E DO FINAL ABERTO EM O MISTÉRIO DO COELHO PENSANTE

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Cristina Rothier Duarte
Girlene Marques Formiga

Resumo

O mistério do coelho pensante (1967), primeira obra de Clarice Lispector destinada ao público infantil, situa-se cronologicamente, no contexto historiográfico da literatura infantil brasileira, em uma fase marcada por duas principais vertentes: a constituída por produções que buscavam, sem sucesso, seguir o projeto de escrita lobatiana, e a formada por textos originais cujas temáticas giravam em torno da história, do folclore ou do maravilhoso, no entanto já possui marcas estilísticas características de obras publicadas a partir dos anos 70, tais como: o narrador não onisciente, a metaficção, o desfecho aberto, apenas para enumerar algumas características consideradas incomuns para a época. Diante disso, para este artigo, dedicamo-nos ao estudo da oralidade e do final aberto, elementos estéticos empregados pela autora considerados inovadores para o momento em que fora escrita e publicada.

Detalhes do artigo

Como Citar
Duarte, C. R., & Formiga, G. M. (2020). O UNIVERSO INFANTIL DE CLARICE LISPECTOR: UMA LEITURA DA ORALIDADE E DO FINAL ABERTO EM O MISTÉRIO DO COELHO PENSANTE. Caderno Seminal, 34(34). https://doi.org/10.12957/cadsem.2020.46195
Seção
Dossiê: Literaturas para crianças e jovens: teoria, metodologia, crítica e historiografia literárias
Biografia do Autor

Cristina Rothier Duarte, UFPB

Cristina Rothier Duarte é Mestra em Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB (2019). Doutoranda bolsista da CAPES pelo mesmo Programa. Atua em pesquisas relacionadas à Formação inicial docente, Ensino de Literatura e História da Literatura Infantil brasileira. É participante dos Grupos de Pesquisas LEL - Leitura, Ensino de Literatura e Tecnologia na Educação (IFPB) e GEEF- Grupo de Pesquisa em Estágio, Ensino e Formação Docente, linha Leitura, Literatura infantil, juvenil e ensino. e-mail: cristinarothier@hotmail.com.

Girlene Marques Formiga, IFPB

Girlene Marques Formiga é Doutora em Letras pelo pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB (2009) e Mestre pelo mesmo Programa (2004) na área de Linguagem e Ensino. Atua como professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba desde 1995. É docente na Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Tem interesse por temas relacionados ao Ensino, Ensino de literatura, à História da leitura, Leitura literária, Literatura infantil e juvenil, em perspectivas sócio-histórico-culturais. É líder do grupo de pesquisa LEL - Leitura, Ensino de Literatura e Tecnologia (IFPB). Divide a liderança do Grupo Tecnologias colaborativas no ensino e redes aprendentes na educação profissional na linha Práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica. Integra ainda o GEEF - Grupo de Pesquisa em Estágio, Ensino e Formação Docente (UFPB), atuando na linha Leitura, Literatura infantil, juvenil e ensino. email: girlene.formiga@ifpb.edu.br