A PULSÃO DA ERRÂNCIA, O DEVIR-MULHER E A POTÊNCIA DA ARTE EM A DOCE CANÇÃO DE CAETANA

Conteúdo do artigo principal

Roniê Rodrigues da Silva

Resumo

Este trabalho objetiva realizar uma leitura crítica do romance A doce canção de Caetana, da escritora contemporânea Nélida Piñon, associando o tema da errância à noção do devir-mulher e à ideia de potência representadas pela protagonista Caetana, uma fracassada atriz mambembe que perambula pelo interior do Brasil como herdeira de uma arte funâmbula, legatária de uma vida de ciganos, e que aparece na obra nelidiana intercambiando seu fazer artístico por ovos ou galinhas, a fim de sobreviver. Experienciando o que Michel Maffesoli (2001) denomina por efervescência dionisíaca, à parte de uma indústria cultural do entretenimento, é possível afirmar que Caetana e sua trupe manifestam o desejo por formas de subjetivação que escapam à ordem imperante das instituições de poder, encenando a aventura da existência por uma vivência anômica caracterizada pela desterritorialização, pela movência constante, e pela possibilidade de devir, conforme a discussão desenvolvida por Deleuze e Guattari (1997).

Detalhes do artigo

Como Citar
da Silva, R. R. (2019). A PULSÃO DA ERRÂNCIA, O DEVIR-MULHER E A POTÊNCIA DA ARTE EM A DOCE CANÇÃO DE CAETANA. Caderno Seminal, 32(32). https://doi.org/10.12957/cadsem.2019.38489
Seção
Dossiê: Deslocamentos espaciais ou culturais e sua representação ficcional
Biografia do Autor

Roniê Rodrigues da Silva, Universidade Estadual da Paraíba(UEPB) e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Pós-doutorando (PNPD/CAPES) do Programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Professor Adjunto IV do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.