A PERSONAGEM FRACASSADA NO ROMANCE DE 30 EM ALGUMAS NARRATIVAS DO DESLOCAMENTO

Conteúdo do artigo principal

Pedro Barbosa Rudge Furtado

Resumo

O nosso artigo intenciona analisar a relação dialética do deslocamento espacio-temporal em quatro narrativas do decênio de 30: O anjo, de Jorge de Lima, Maleita, de Lúcio Cardoso, Angústia, de Graciliano Ramos e O amanuense Belmiro, de Cyro dos Anjos, lançadas, respectivamente, em 1933, 1934, 1936 e 1937. O nosso fito é mostrar como a ocorrência dos movimentos espacio-temporais concorrem para o realce da representação do sentimento de fracasso. O aparecimento da personagem fracassada foi notado, primeiramente, por Mário de Andrade (2002) em “Elegia de abril”, publicado em 1941. Cabe indicar que, mesmo no subtexto das narrativas, há tensões animadas na relação com outro como ser – a alteridade – e o outro como espaço-tempo, cada um carregando os seus correspondentes valores. Por meio de estudos de Tim Cresswell (2006), sobre a espacialidade e suas representações, de Sérgio Miceli (2011) e de Antonio Candido (1989) sobre o sentimento de negatividade presente nos romances de 30, de Luís Bueno (2015), versando sobre as narrativas do período em questão, e textos críticos acerca delas, procuramos demonstrar como a sua forma/conteúdo oferece pertinentes discussões a respeito do deslocamento interligado à lógica do poder e da noção de não-pertencimento das personagens derrotadas.

Detalhes do artigo

Como Citar
Furtado, P. B. R. (2019). A PERSONAGEM FRACASSADA NO ROMANCE DE 30 EM ALGUMAS NARRATIVAS DO DESLOCAMENTO. Caderno Seminal, 32(32). https://doi.org/10.12957/cadsem.2019.37661
Seção
Dossiê: Deslocamentos espaciais ou culturais e sua representação ficcional
Biografia do Autor

Pedro Barbosa Rudge Furtado, Universidade Estadual Paulista Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) campus de Araraquara. Mestre (2017) pelo mesmo programa e instituição. Ênfase na linha de pesquisa denominada "Teorias e críticas da narrativa", com foco, em especial, na Literatura Brasileira do século XX. Graduado pela mesma universidade no ano de 2013.