ANÁLISE DAS SEQUÊNCIAS ARGUMENTATIVAS PROTOTÍPICAS PRODUZIDAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Conteúdo do artigo principal

Eleone Ferraz de Assis
Fernanda Martins da Costa Gomes

Resumo

Este artigo apresenta uma análise das sequências textuais prototípicas dos gêneros argumentativos produzidos pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio na disciplina de Língua Portuguesa. Verifica-se como as sequências argumentativas prototípicas estão organizadas nos textos dos alunos que estão concluindo a educação básica. Para tanto, o estudo fundamenta-se nos apontamentos teóricos de Bakhtin (2010 [1992]), Adam (2005, 2008), Bezerra (2009), Marcuschi (2002, 2008), Rojo (2005), Motta-Roth (MOTTA-ROTH; HEBERLE, 2005), Bonini (2005), Brait (2000), Rodrigues (2005), PCN (BRASIL, 2000) e PCN+ (BRASIL, 2002). Em uma investigação mais ampla, em curso, propõe-se analisar os gêneros textuais e descrever as sequências textuais argumentativas prototípicas, com o intuito de preencher lacunas existentes, sobretudo no estudo dos gêneros textuais argumentativos, e apontar caminhos teórico-metodológicos para o ensino de produção textual. 

Detalhes do artigo

Como Citar
Assis, E. F. de, & Martins da Costa Gomes, F. (2018). ANÁLISE DAS SEQUÊNCIAS ARGUMENTATIVAS PROTOTÍPICAS PRODUZIDAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Caderno Seminal, 31(31). https://doi.org/10.12957/cadsem.2018.33836
Seção
Dossiê: Ensino de língua: recepção e compreensão
Biografia do Autor

Eleone Ferraz de Assis, Universidade Estadual de Goiás

Eleone Ferraz de Assis é pós-doutor em Estudos Linguísticos (UFG) e doutor em Língua Portuguesa (UERJ). Professor adjunto da Universidade Estadual de Goiás. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade dessa instituição. É autor do livro Iconicidade Lexical: o insólito em Sombras de Reis Barbudos (Dialogarts/UERJ, 2017) e organizador do livro Caminhos para a Educação Linguística (Pontes, 2017). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Diretório CNPQ Semiótica, Leitura e Produção de Textos – SELEPROT. E-mail: leo.seleprot@gmail.com

Fernanda Martins da Costa Gomes, Universidade Estadual de Goiás

É aluna do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade. Graduada em Letras e Pós-graduada em Língua Portuguesa: Texto, Discurso e Ensino pela mesma instituição. Professora de cursos técnicos da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia de Goiás.