A LITERATURA E AS PRÁTICAS DOCENTES: UM UNIVERSO A SER EXPLORADO
Resumo
Muito tem sido discutido sobre a importância da leitura, o baixo rendimento apresentado por estudantes brasileiros, e a literatura infantojuvenil (LIJ) como possibilidade de mudança dessa realidade. A Teoria Social Cognitiva (TSC), explica as dimensões psicológicas da aprendizagem, com base na tríade: homem, ambiente e comportamento. Esse artigo aborda uma pesquisa-ação com um grupo de 12 professoras e 4 coordenadoras. Apresentaram-se estratégias de autorregulação da leitura que foram aplicadas em sala de aula pelas participantes. Após um ano, 3 professoras foram entrevistadas novamente. Resultados indicaram que houve mudanças nas práticas docentes das participantes, e um novo olhar em relação a seleção de obras literárias, que resultaram em maior compreensão leitora dos alunos, engajamento nas aulas e protagonismo em sua aprendizagem.
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PDFDOI: https://doi.org/10.12957/cadsem.2018.31015
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ISSN: 1414-4298 | e-ISSN: 1806-9142

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